Desde a morte de James Brown, há 15 anos, acontece uma disputa legal pela propriedade do ícone da música. O desejo do cantor era que seus bens fossem usados para financiar bolsas de estudo para crianças carentes. Agora, a Primary Wave Music comprou os ativos da propriedade de Brown por um valor estimado de US$ 90 milhões (R$ 507 milhões no câmbio de hoje, 13).

Larry Mestel, o fundador da Primary Wave, prevê uma série de novos projetos para honrar o legado de Brown e promover sua música para novas gerações de fãs. Isso pode incluir um musical da Broadway, programas de televisão e a criação de uma atração de museu semelhante a Graceland na mansão de Brown na Carolina do Sul.

+ Cantora de R&B Ari Lennox é detida por perturbação em aeroporto de Amsterdã

Em entrevista ao The New York Times, Mestel disse que o dinheiro da transação será usado para doar o fundo de bolsa de estudos Brown “para sempre”. O acordo inclui uma cláusula para a Primary Wave contribuir com uma pequena porcentagem de alguns negócios futuros para as bolsas de estudo. O projeto deve acontecer na Carolina do Sul, onde Brown nasceu, e na Geórgia, onde ele cresceu.

Por mais de uma década, os herdeiros e administradores de bens de Brown lutaram no tribunal pelo valor de seus bens.  O acordo com a Primary Wave está em andamento há quase quatro anos. Os termos do acordo são confidenciais, mas os únicos beneficiários do espólio são dois fundos de educação.