17/11/2010 - 21:00
Para se proteger, o governo brasileiro deve obrigatoriamente diminuir seus gastos, aumentar a poupança interna para poder comprar dólares e não emitir títulos. Só assim será possível aumentar a competitividade da indústria, ampliar as exportações e apoiar a produção nacional. É preciso pulso e coerência neste momento delicado da economia mundial. Presidente Dilma: a tarefa é sua.
1 – Herança
Fato inédito
O milionário espólio da família Wright está sem destino. Todo o clã do banqueiro Roger Wright faleceu num lamentável acidente aéreo em Trancoso, na Bahia. Comenta-se que o valor do espólio é de cerca de US$ 700 milhões. A família – dizem – tem uma única herdeira: uma senhora francesa de 90 anos que vive em Paris. E não é que ela recusou o espólio? Disse que está feliz, no fim da vida e que não precisa de mais dinheiro nem quer confusão. Para onde vão então os US$ 700 milhões? Daria tema de novela.
2 – Hotelaria
Surpresa
O presidente mundial do Grupo Accor Hotéis, Gilles Pélisson, foi surpreendido na semana passada com sua demissão. Os acionistas do grupo, insatisfeitos com a conduta dele nos negócios, deram cartão vermelho ao CEO. O curioso é que Gilles é sobrinho de Gérard Pélisson, maior acionista do grupo. Um novo presidente já foi nomeado. Moral da história: má gestão profissional não tem perdão. Nem para parente.
3 – Luxo nos céus
King size
A Embraer começou há poucos dias os voos de demonstração do seu maior jato executivo, o Lineage. O avião tem o tamanho equivalente ao Embraer 190 que a Azul utiliza em voos comerciais aqui no Brasil. A diferença é que o Lineage, por conta de sua configuração executiva, atende apenas 19 passageiros. Confortável e luxuosíssimo, o avião é o sonho de consumo de qualquer milionário no mundo. Seu preço é de US$ 50 milhões, mas pode subir de acordo com os acessórios desejados.
4 – Luxo nos céus 2
Debut
O primeiro brasileiro a testar o Lineage foi o presidente Lula. A Embraer não recebeu ainda nenhuma encomenda do avião no Brasil. Mas mercado para este superjato executivo existe aqui e especialmente na Ásia e no Golfo Pérsico.
5 – Crédito
Cartão celular
O início do funcionamento da plataforma de pagamentos via celular da Master-Card, fruto da parceria com a Vivo, Itaú e Redecard – já tem data marcada: início de dezembro deste ano. O serviço da em-presa de Gilberto Caldart, presidente da MasterCard Brasil, permitirá que os usuários de celular façam diferentes tipos de transações a partir dos seus aparelhos, como transferência de valores entre pessoas, pagamentos de contas e compras.
6 – Crédito 2
Controle
E vem mais novidade por aí. A MasterCard também lançará no primeiro trimestre de 2011 um serviço inovador e pioneiro no mercado de crédito: o inControl, que possibilitará ao usuário controlar seu limite de gastos, os horários em que seu cartão poderá ser utilizado e os estabelecimentos em que será – ou não – aceito. Os clientes da bandeira poderão, por exemplo, configurar os cartões de crédito de seus filhos para que só sejam usados em horário comercial – e não em baladas – ou que o cartão da diarista só possa ser aceito em supermercados.
7 – Negócios
Sem fronteiras
A Basf prepara a entrada da Suvinil na África e Oriente Médio a partir de janeiro de 2011. Depois de muita análise, sua subsidiária da América do Sul, presidida pelo brasileiro Antonio Lacerda, recebeu um voto de confiança da matriz ale-mã e comandará os novos e estratégicos negócios da companhia. Em 2009, a Basf faturou quase três bi-lhões de euros na América do Sul, sendo dois bilhões de euros só no Brasil.
8 – Tempero
Meio século
A Yoki tem muitos motivos para comemorar os 50 anos da sua divisão de temperos, a Kitano. Responsável por 20% no faturamento da companhia, a Kitano deve fechar 2010 com faturamento de R$ 240 milhões, 20% a mais que 2009.
9 – Boom
Era uma casa…
Fernnando Bauman, da Bauman Construtora, está a um duplex de fechar 2010 com todas suas unidades vendidas. Seu último apartamento disponível, um dos poucos lançamentos de luxo nos Jar-dins, em São Paulo, custa apenas… R$ 10 milhões.
10 – Destino
Pousada Maravilha – Fernando de Noronha
A visita a Fernando de Noronha é daqueles programas que você deve fazer antes de morrer. Um lugar paradisíaco com imagens inesquecíveis proporcionadas pela sua natureza. A Pousada Maravilha, que pertence ao cientista político e pesquisador Antonio Lavareda, oferece conforto, funcionalidade e um ótimo serviço. O destaque fica para o restaurante, sob comando do competente chef Fábio Taveira. Experimente a moqueca de cavala, peixe típico das águas do Atlântico em torno de Noronha. O outro ponto forte da pousada é o pequeno SPA, onde a massagista Samantha Closel faz milagres com conhecimento e habilidade. Diárias a partir de R$ 1.600.www.pousadamaravilha.com.br
11 – Publicidade
Grande
O mercado automobilístico brasileiro nunca foi tão competitivo. A chegada dos chineses e o crescimento da participação dos coreanos mexeram com o comportamento do mercado. Este ano está sendo o de maior movimento publicitário no setor em todos os tempos.Agências de publicidade, veículos de comunicação e prestadores de serviço, nunca trabalharam tanto para marcas de automóveis como no último trimestre. A previsão é de que novembro e dezembro sejam ainda mais disputados. Quem ganha é o consumidor.
12 – Objeto de desejo
Borbulhas de ouro
A Moët & Chandon acaba de lançar o champanhe Moët Golden Jeroboam, uma ótima dica para celebrar – com sofisticação – as festas de fim de ano que já estão aí. As garrafas da edição limitada, de três litros, são folheadas artesanalmente a ouro. Foram produzidas 1.743 unidades no mundo. O Brasil recebeu apenas dez unidades, que serão vendidas a R$ 3 mil cada.
13 – Entrevista
Ivan Zurita, presidente da Nestlé Brasil
A Nestlé completa 90 anos de Brasil e investe em novos modelos de negócios para atender às demandas das emergentes classes C e D. Confira na entrevista com Ivan Zurita, presidente da Nestlé Brasil.
Líderes – Como a Nestlé analisa o bom momento vivido pela economia do País?
Ivan Zurita – O Brasil é um país de oportunidades para aqueles que têm mentes empreendedoras. Estamos vivendo o redescobrimento do Brasil, com evolução ascendente das classes baixas, o que aumenta o universo de consumidores. Um movimento palpável, criando um mercado interessante que sustenta qualquer negócio.
Líderes – Como aproveitar o momento?
IZ – A Nestlé Brasil é a segunda do mundo, atrás dos Estados Unidos, em volume e faturamento. Em performance, somos um dos melhores do planeta. Minha preocupação é garantir que uma grande empresa como a Nestlé não se torne lenta e velha. Por isso, criamos novos modelos de distribuição, que atendem a essa nova demanda. Há quatro anos, implementamos a venda porta a porta na periferia das grandes cidades. Hoje operamos com mais de dez mil colaboradores. Também criamos um supermercado flutuante em Belém para atenderá 18 cidades que cobrem mais de 1 milhão de habitantes, que não tinham acesso a esses produtos. Hoje, o barco é um sucesso.
Líderes – A Nestlé está satisfeita com os resultados que tem obtido?
IZ – Estamos contentes, mas não satisfeitos. Acredito que o Brasil tem potencial para muito mais. Temos muito a mostrar. Vivemos em um país condenado a ter sucesso. Em 2001, fatura-mos 4,6 bilhões e vamos fechar 2010 com R$ 16 bilhões. Nossa meta é duplicar a companhia nos próximos cinco anos.
Aprovado
ESCOLHIDA – A cidade de São Paulo é a terceira preferida de empresários europeus para a abertura de escritórios nos próximos cinco anos. A capital paulista aparece à frente de Nova York.
Reprovado
INFÂNCIA - Os maus-tratos a crianças aumentaram 36% no primeiro semestre de 2010. Na maior parte dos atendimentos, a mãe é a responsável pela agressão.
“Meu ideal político é a democracia, para que todo homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado” – Albert Einstein
Com Mariana Garbin e Daniela Filomeno Pereira