A partir de fevereiro, a Prumo Logística terá um novo presidente: Eduardo Parente. Sua indicação foi aprovada pelo conselho de administração em 22 de janeiro e é mais um passo na reestruturação da antiga LLX, fundada por Eike Batista, e cujo controle passou para a americana EIG em outubro de 2013.

 

Com a nomeação de Parente, o presidente interino, Eugenio Figueiredo, passará a responder pela diretoria financeira e de relações com investidores.Parente presidiu a MRS Logística por quatro anos e foi sócio da consultoria McKinsey por outros nove.

 

O maior projeto da Prumo é o Porto do Açu, em construção no município fluminense de São João da Barra. Idealizado por Batista para ser um complexo industrial com vocação para o setor petrolífero, o Açu iria apoiar as operações de outra empresa do Grupo EBX, a petroleira OGX.

 

O projeto prevê um píer de 17 quilômetros, capaz de receber 47 embarcações ao mesmo tempo. Com a crise de confiança e de caixa em que o Grupo EBX mergulhou, a antiga LLX teve seu controle transferido para a americana EIG, que injetou R$ 1,3 bilhão na companhia e diluiu a participação de Batista.