Mesmo antes do segundo turno das eleições, o presidente Jair Bolsonaro já tinha dito que não passaria a faixa à Lula caso ele ganhasse a disputa. A incerteza seguiu dias após a vitória do petista. Agora, a equipe que cuida da posse do futuro chefe do executivo teme que Bolsonaro não apenas deixe de passar a faixa como receiam que ele suma com o adereço.

De acordo com informações obtidas pelo colunista do portal Metrópoles, Guilherme Amado, o time de Lula tem receio de que, em represália por ter sido derrotado nas eleições, Bolsonaro suma com a faixa presidencial.

+ Flávio Dino: Haverá plena segurança na Esplanada para a posse

Por isso, até a próxima semana, a equipe quer assegurar que o item está em segurança. Informações de pessoas próximas dizem que não existe apenas uma faixa, e sim duas. E que ambas ficam guardadas em um cofre.

Evitar Bolsonaro na posse

Segundo informações do Blog do Noblat, também do portal Metrópoles, o Partido dos Trabalhadores avalia ir à Justiça para evitar que Bolsonaro esteja na posse. Isso porque a presença dele poderia causar tumulto de bolsonaristas e colocar em risco a segurança do presidente eleito.

Assim, a equipe de transição na área de Justiça e Segurança Pública analisa se vai entrar com pedido na Justiça para impedir que Bolsonaro esteja na posse. O argumento seria de que o futuro ex-presidente representa risco iminente de conflito e pode colocar vidas em risco.