02/02/2023 - 15:36
Por Olivier Sorgho
GDANSK, Polônia (Reuters) – O Publicis Groupe, a terceira maior empresa de publicidade do mundo, espera um crescimento orgânico da receita líquida de 3 a 5% este ano, disse a companhia nesta quinta-feira, depois que os investimentos dos clientes em marketing digital ajudaram o grupo a superar expectativas de resultados em 2022.
Apesar de um 2022 desafiador marcado pela inflação, lockdowns na China e uma desaceleração nos gastos globais com publicidade, a Publicis elevou duas vezes a previsão de resultado no ano passado, pois os investimentos dos clientes em marketing digital aumentaram as vendas da companhia.
Em contraste com os recentes cortes de empregos por grandes empresas de tecnologia, a Publicis pretende continuar contratando para apoiar seu crescimento, disse o vice-presidente financeiro, Michel-Alain Proch, a analistas.
Os negócios digitais e orientados a dados Epsilon e Sapient tiveram crescimento orgânico de receita líquida de 12% e 19%, respectivamente, no ano passado.
“Agora estamos atentos às chamadas aquisições complementares”, disse o presidente-executivo Arthur Sadoun, com a empresa destinando entre 500 milhões e 600 milhões de euros para tais negócios.
A Publicis registrou crescimento orgânico de 10,1% na receita líquida, a 12,57 bilhões de euros, no ano passado, superando a previsão de consenso de 8,8% dos analistas.
Sobre as preferências de publicidade dos clientes, Sadoun disse que houve uma transferência da televisão tradicional para smart TVs, bem como mídia de varejo e dados primários.
Em novembro, a Publicis e a varejista de alimentos Carrefour anunciaram uma joint venture de mídia planejada para Europa e América Latina.
“Existe uma tendência de nossos clientes que dizem: em vez de investir na CNN, vamos para o Walmart.com porque, por definição, é mais eficiente, é mais direto, estou construindo um relacionamento direto com meus consumidor.”
Sadoun acrescentou que a disposição dos clientes de continuar anunciando no Twitter varia caso a caso.
A Publicis espera navegar por uma mudança global nas tendências de publicidade, já que o Google, procura eliminar gradualmente o uso de cookies de terceiros.