21/07/2025 - 11:03
Atriz, cantora, comunicadora — Preta Gil teve muitas facetas, porém em nenhuma alcançou tanta proeminência como na de empresária. A filha de Gilberto Gil que faleceu com um câncer no domingo, 20, era sócia fundadora da maior agência de influenciadores do Brasil, a Music2Mynd8, conhecida popularmente como Mynd.
+Relembre os principais sucessos da carreira de Preta Gil
+Houve ‘migração da pauta da diversidade para mudanças climáticas’, diz CEO da Feira Preta
“Nascemos de uma equipe de empreendedores que, a partir da associação com a cantora e influenciadora Preta Gil, conseguiu construir um caminho de sucesso”, descreve o site oficial da agência. A empresa informa representar mais de 350 pessoas, através de um time com 200 colaboradores. Seu faturamento anual chega a R$ 350 milhões.
Em 2019, a empresa venceu o prêmio Caboré como melhor serviço de marketing do país.
Entre os influenciadores agenciados pela empresa estão cantores (como Luíza Sonza, Pabllo Vittar e Xamã), comediantes (como Pequena Lo e Ed Gama), apresentadores (como Fernando Medeiros e João Silva, filho de Fausto Silva), atletas (como os irmãos Daniele e Diego Hypólito), entre outros.
A agência conecta seus agenciados para trabalhos com marcas famosas no Brasil e no mundo, como Avon, Coca-Cola, Spotify, Aliexpress, Loccitane, Sminorff, Banco do Brasil, etc.
Além de Preta Gil, a agência tem como sócios a psicóloga e jornalista Fátima Pissarra, o publicitário Carlos Scappini e o economista argentino Juan Pablo Dubini.
Preta Gil começou na publicidade
Ainda na década de 1990, Preta Gil ingressou no mundo da publicidade com um estágio da DM9. Seguiu depois para as agências Conspiração e Dueto, em que produzia tanto filmes publicitários como videoclipes para artistas como Ana Carolina, Ivete Sangalo e Marina Lima.
No começo dos anos 2000, Preta deixa sua vida como empresária de lado para focar na criação artística. Lança então seu álbum musical de maior sucesso, o Pret-à-Porter (2003), atua na novela Agora É que São Elas (2003), e segue nos anos seguintes com lançamentos musicais e participações em séries, filmes, novelas e programas de televisão.
Em 2017, ela foi convidada a ingressar no projeto da Music2Mynd8, que inicialmente pretendia focar artistas musicais. A agência cresceu e tornou-se quase sinônimo de sucesso na internet, com memes brincando com o fato de que após viralizar na internet, as pessoas sempre assinam um contrato com a Mynd.
“O mercado publicitário precisa estar em sintonia com a sociedade e suas pautas, e estar a frente às vezes que é a questão da inovação”, disse Preta Gil sobre seu trabalho em entrevista ao portal Meio&Mensagem. “As ditas minorias ainda são minorias de fato no mercado da publicidade, mas a gente já vê uma transformação. Pelo menos esse assunto já é pauta.”
Bloco da Preta
Outro empreendimento de sucesso de Preta Gil foi seu próprio bloco de carnaval. Lançado em 2009 no Rio de Janeiro, tornou-se um dos maiores da Cidade Maravilhosa, com um trio elétrico a fechar a Avenida Rio Branco.
O sucesso fez com que o bloco fosse replicado em outras cidades, como São Paulo, Brasília e Salvador.
Fortuna
Estimativas da Folha Econômica apontam que o patrimônio de Preta Gil está avaliado entre R$ 20 milhões e R$ 30 milhões, adquiridos a partir de sua empresa, seus trabalhos artísticos, investimentos e contratos de publicidade.
Em entrevistas, a artista já afirmou também que possui parte de seu patrimônio investido em imóveis.
Com o falecimento, seus bens seguirão para seu único filho. Fruto do relacionamento de Preta com o ator Otávio Muller, Francisco Gil tem 30 anos, é músico e vocalista da banda Gilsons.
A única filha de Francisco, Sol de Maria, atualmente tem 9 anos e também entra na linha sucessória de Preta.