COPENHAGUE (Reuters) – A presença de público nos estádios de futebol durante a Eurocopa e nos pubs e bares das cidades-sede dos jogos estão impulsionando o atual aumento nas infecções por coronavírus na Europa, disse a Organização Mundial de Saúde (OMS), nesta quinta-feira.

Um período de 10 semanas de queda nas novas infecções por coronavírus em toda a região chegou ao fim e uma nova onda de infecções é inevitável caso torcedores e demais pessoas baixem a guarda, segundo a OMS.

+ Um terço das mortes no primeiro semestre no país é por covid-19
+ Proposta de propina era de 1 dólar por dose, confirma Dominguetti na CPI da Covid

Na semana passada, o número de novos casos aumentou 10%, impulsionado pelas multidões nas cidades-sede da Eurocopa, viagens e pela flexibilização das restrições em combate à Covid, afirmou a OMS.

“Temos que olhar para muito além dos próprios estádios”, disse Catherine Smallwood, autoridade responsável pelas situações de urgência da OMS, a jornalistas.

“Precisamos ver como as pessoas chegam lá, será que viajam em grandes trens e ônibus lotados? E quando saem dos estádios, vão a bares e pubs cheios de gente para assistir aos jogos?”

“São esses pequenos eventos recorrentes que estão impulsionando a propagação do vírus”, disse Smallwood.

O ministro de Interior da Alemanha, Horst Seehofer, chamou de “totalmente irresponsável” a decisão da Uefa, entidade reguladora do futebol europeu, de permitir grandes públicos durante a Eurocopa.

(Por Nikolaj Skydsgaard e Jacob Gronholt-Pedersen)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5047 2838))

REUTERS PVB ES

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH602LV-BASEIMAGE