Um par de pulseiras de diamantes que pertenceu a Maria Antonieta, última rainha da França, foi vendido por U$ 8,2 milhões (R$ 44,7 milhões) em um leilão realizado em Genebra, valor que foi o dobro da estimativa inicial.

A casa de leilões Christie’s Magnificent Jewels, segundo a CNN internacional, pretendia vender as joias, que têm entre 140 e 150 quilates de diamantes, por valores entre U$ 2 milhões e U$ 4 milhões.

+ Início dos Beatles: casa de infância de George Harrison vai à leilão
+ Cópia de “Mona Lisa” é vendida por 210 mil euros em leilão em Paris

“Os diamantes da Rainha Maria Antonieta chamaram a atenção do mundo e alcançaram um resultado adequado para uma joia real”, afirmou Rahul Kadakia, que coordena a Chritie’s, em comunicado.

Instagram will load in the frontend.

Kadakia comentou sobre a intensa disputa dos lances das pulseiras, oriundas de todo o mundo, pela internet e também por telefone.

Maria Antonieta mandou, por segurança, as pulseiras para fora da França em janeiro de 1791, após o início da Revolução Francesa. Antonieta morreu na guilhotina em 16 de outubro de 1793.

As joias foram mantidas, desde então, em uma coleção real privada, segundo a Christie’s informou antes do leilão. A casa de leilões ainda comenta que a raridade torna o objeto atraente aos colecionadores.

O historiador Vincent Meylan, da Christie’s, acredita que Maria Antonieta pagou 250 mil assignat (moeda da época) a seu joalheiro pessoal, o que seria equivalente a U$ 4,6 milhões atualmente.

Em novembro de 2018, um pingente de pérola e diamante de Maria Antonieta foi vendido por U$ 36 milhões em leilão.