Izabela da Silva Rodrigues, atleta na modalidade ‘lançamento de disco’ que vai competir na Olimpíada em Paris daqui a alguns dias, usou as redes sociais para fazer um desabafo. Ao buscar seu kit com o uniforme para usar durante a competição, a atleta contou que recebeu um uniforme masculino, pois, segundo a organização, não tinha tamanho G na linha feminina.

+ Jaqueta de R$ 599 da Riachuelo: uniforme do Brasil na Olimpíada é criticado nas redes

“Estou bem p**a. Bem chateada. Eu pedi algumas peças masculinas, mas eles me deram todas as peças masculinas. Do feminino não me deram nada. Ganhei 19 peças, incluindo mochila, boné, enquanto no kit feminino são 30 peças. Sabe como isso é triste? É demais de triste? Falaram que não tem numeração. Que o top vai até o [tamanho] M. Não dá nem pra rir de nervoso, de tanta tristeza. Só porque eu sou um pouco maior? E daí? Pede maior”, desabafa a atleta no vídeo.

A Confederação Brasileira do Atletismo (CBAt), citada por Izabela no vídeo, lamenta o ocorrido e explica que o uniforme para ser usado no pódio e no dia a dia na vila olímpica serão fornecidos pela empresa Peak na chegada em Paris. O uniforme usado nos treinos técnicos e na competição é fornecido pela Puma.

A CBAt disse que entrou em contato para saber o que estava acontecendo assim que soube do caso, e que todos os pedidos dela serão atendidos e ela terá todos os uniformes de competição em um ou dois dias.

Procurada, a Puma confirmou que Izabela receberá todo o uniforme necessário. A marca também pede desculpas à atleta e deseja sucesso na competição.

Izabela chega em Paris no dia 28 de julho e participa de eliminatórias no dia 2 de agosto. Se classificada, estará entre as 12 melhores na final no dia 5 de agosto.

A reportagem também procurou o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para comentar o caso e explicar se Izabela estaria sujeita a algum tipo de punição pela manifestação nas redes sociais. O COB respondeu apenas que “a atleta não está sujeita a nenhum tipo de punição. O Comitê Olímpico do Brasil incentiva a livre expressão de todos os integrantes do Movimento Olímpico brasileiro, em especial de seus atletas”.

Veja a íntegra da nota da Puma

A PUMA confirma que a atleta Izabela Rodrigues da Silva receberá o vestuário necessário para disputar os Jogos Olímpicos de Paris. Pedimos desculpas a ela e desejamos muito sucesso na competição. A PUMA é uma marca inclusiva e desenvolve roupas para atletas de diversos tamanhos, do PP ao 4GG. Além disso, a empresa fornece calçados para atletas que têm contrato direto com a marca. No Brasil, a PUMA possui três atletas contratados na equipe de atletismo.