O portal de notícias russo Proekt informou que o presidente Vladimir Putin estaria enfrentando um câncer na tireoide há vários anos.

Fonte de notícias independentes, o Proekt realizou uma longa investigação que inclui uma lista de médicos que acompanham Putin em suas viagens, entre eles um cirurgião especializado em câncer de tireoide.

+ O que é um crime de guerra? Putin pode ser julgado em Haia? Entenda

“Desde o início do primeiro mandato de Putin, o Kremlin começou a esconder informações sobre a saúde do então jovem presidente, mesmo quando ele caiu do cavalo, ferindo as costas”, diz a publicação.

Entre os médicos que mais visitaram Vladimir Putin, estão o cirurgião oncológico Evgeniy Selivanov e dois otorrinolaringologistas, Alexei Nikolaevich e Igor Esakov, o que, segundo o portal, mostraria a preocupação com a região da tireoide.

A saúde do presidente russo tem sido alvo de especulações desde o início do confronto com a Ucrânia. Relatórios de inteligência do Pentágono já informaram que Putin estaria com câncer no intestino, em informação da agência italiana Ansa, além de questionar a sua sanidade mental, abalada pelo isolamento em função da pandemia da Covid-19.