O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue em recuperação da broncopneumonia em casa, no Palácio do Alvorada, em Brasília. Nesta segunda-feira (27), a coordenadora-geral da equipe de Saúde da Presidência da República, a médica infectologista Ana Helena Germoglio, avaliou o presidente e disse que ele está evoluindo bem e seguirá em recuperação completa até quarta-feira (29).

Na quinta-feira (23), o presidente Lula deu entrada no Hospital Sirio-Libanês, em Brasília, com sintomas gripais. O diagnóstico foi de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A. Germoglio recomendou o adiamento da viagem que o presidente e comitiva fariam à China no final de semana até o fim do ciclo de transmissão viral.

Lula mantém agenda interna no Alvorada até pelo menos quarta-feira

“Entendo que, politicamente, tinha a necessidade da ida à China, mas infectologicamente era inviável”, disse a médica à IstoÉ Dinheiro.

O adiamento foi comunicado às autoridades chinesas com a reiteração do desejo de remarcar a visita. A Secretaria de Imprensa da Presidência da República informou que ainda não foi definida a nova data para a viagem presidencial.