Por Roselle Chen

NOVA YORK (Reuters) – O famoso quadro “Washington Crossing the Delaware”, que ficou pendurado na Casa Branca entre os anos 1970 e 2014, será leiloado no mês que vem, com estimativa de arrecadar cerca de 20 milhões de dólares.

A pintura a óleo de 1851 é uma das três versões pintadas por Emanuel Leutze do homem que seria o primeiro presidente dos Estados Unidos liderando tropas durante um momento-chave da revolução americana. Apenas duas sobrevivem.

+ Guitarra de Kurt Cobain do Nirvana será vendida em leilão

A primeira versão foi destruída durante um ataque aéreo da Segunda Guerra Mundial na Alemanha, disse a especialista em arte norte-americana Paige Kestenman, da Christie’s de Nova York.

“A segunda é o trabalho monumental que é a peça central da Ala Americana do Metropolitan Museum of Art, e a terceira é este trabalho aqui”, afirmou Kestenman.

A versão no Met de Nova York mede 3,78 m x 6,48 m. A pintura à venda em 12 de maio é menor –cerca de 0,9 m por 1,83 m. Ficou pendurada por décadas na Casa Branca, principalmente na sala de recepção da Ala Oeste.

A obra retrata George Washington liderando soldados pelo rio Delaware para surpreender a infantaria escondida do outro lado na noite de Natal de 1776, disse Kestenman.

“Imigrante americano nascido na Alemanha, Leutze também era um abolicionista convicto e em ‘Washington Crossing the Delaware’ ele incluiu deliberadamente uma variedade de figuras que compõem o caldeirão que formou a nação americana”, afirmou Kestenman.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI3L0P8-BASEIMAGE