O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) e os Correios anunciaram uma parceria para oferecer atendimento presencial às pessoas que querem saber se foram vítimas da fraude dos descontos ilegais de mensalidades de entidades. Porém, nem todas as agências dos Correios disponibilizarão o serviço.

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Apesar dos Correios contarem com quase 11 mil unidades, a maior parte delas é franqueada. Assim, o atendimento a beneficiários do INSS ficará disponível apenas nas 4,7 mil agências próprias da empresa. Veja neste link todas as agências dos Correios que são próprias.

O atendimento nas agências próprias dos Correios inicia no dia 30 de maio e não possui data definida para encerrar.

Por que as agências dos Correios estão oferecendo este atendimento

A parceria entre o INSS e os Correios busca levar um meio de atendimento presencial para pessoas com dificuldade para serem atendidas por telefone ou internet.

O INSS conta atualmente com 1.750 unidades distribuídas em pouco mais de 700 municípios grandes, onde a maioria da população tem acesso à internet. “A gente está utilizando a parceria com os Correios para chegar em municípios pequenos onde há mais dificuldade no uso da tecnologia ou no uso da telefonia”, explicou o presidente do órgão, Gilberto Waller.

Já os correios possuem alta capilaridade, com presença em quase todas as cidades do país.

Como vai funcionar o atendimento presencial aos beneficiários do INSS

Conforme explicado acima, quem suspeita que pode ser vítima da fraude do INSS e não consegue atendimento por telefone ou internet poderá se dirigir a uma agência dos Correios a partir do dia 30 de maio.

  1. Confira se a agência próxima de você oferecerá o atendimento. Veja as agências inclusas na parceria neste link.
  2. Após se certificar que a agência tem atendimento, dirija-se a local. Leve um documento de indetificação com foto.
  3. O atendente dos Correios irá informar se houve algum valor desconto no benefício e para qual associação ele foi enviado.
  4. O beneficiário poderá então dizer se reconhece ou não a cobrança.
  5. Caso não tenha autorizado, poderá então pedir o reembolso.

Pessoas com dificuldade de locomoção poderão fazer o pedido através de um representante com procuração devidamente assinada e autenticada. Nestes casos, não será possível alterar nenhum dado cadastral — apenas fazer a consulta se houve desconto e sair com um protocolo.

Outros canais de atendimento do INSS

Para evitar o atendimento presencial, é possível utilizar o aplicativo do INSS (disponível para download tanto nos sistemas Android como iOS). Outra opção é buscar o atendimento telefônico através do número 135.

Quem já realizou o procedimento através de um destes canais não precisa ir presencialmente a uma agência.

Cuidado com golpes

O INSS reforça que não está enviando mensagens de texto, e-mails ou fazendo ligações para tratar sobre esse assunto.

Todo o contato oficial será feito pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135. Quem preferir, pode acessar o app e ativar as notificações no celular para receber os avisos automaticamente.

Como ocorreu a fraude no INSS

O golpe bilionário contra aposentados e pensionistas veio à público com a operação “Sem Desconto” da Polícia Federal, realizada no final do mês de abril de 2025 com apoio da Controladoria-Geral da União.

As investigações mostraram que um esquema fraudulento operava desde 2019. Servidores do INSS e entidades terceiras faziam descontos indevidos diretamente da folha de pagamento dos aposentados e pensionistas.

Os valores eram subtraídos como taxas de sindicatos ou de pagamento de empréstimos consignados, que no entanto não foram contratados pelos beneficiários. Como eram quantias pequenas, muitas das vítmas não percebiam o desconto. Outras pensavam se tratar de taxas obrigatórias.

Somados, os valores encaminhados entre 2019 e 2024 para as entidades envolvidas chegaram a R$ 6,3 bilhões.

Uma auditoria da CGU (Controladoria Geral da União) constatou que, em uma amostra de 1,3 mil aposentados, 90% não reconheciam as assinaturas para autorizar os descontos. Estima-se assim que a fraude envolveu uma quantia bilionária.

O presidente do INSS, Gilberto Waller, afirmou que mais de 11 milhões de brasileiros já fizeram consulta aos canais do governo para saber se tiveram descontos ou não.

Segundo os dados atualizados na manhã de quinta-feira, 1,9 milhão identificaram descontos em seus benefícios e responderam à pergunta feita pelo INSS sobre se essa dedução foi autorizada ou não. Deste total, 1,87 milhão afirmaram que não deram aval ao desconto. O valor a ser devolvido já está próximo de R$ 1 bilhão.