O mercado de carros usados costuma ficar mais movimentado durante o segundo semestre, em função dos lançamentos que ocorrem entre os modelos novos. Mas qual modelo é considerado um bom negócio e vale a pena investir na hora de trocar o carro que está na garagem?

De acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Volkswagen Gol foi o modelo usado com o maior número de transferências durante o mês de agosto deste ano, com 71.753 negociações. Buscando veículos de montadoras diferentes, se destacaram também o Fiat Palio (41.436 transferências), o Chevrolet Onix (25.590), o Toyota Corolla (22.687) e o Ford Ka (20.673) como opções bem interessantes para quem busca um veículo seminovo.

+ Qual a melhor hora de vender seu carro usado: agora ou no fim do ano?

De acordo com Luciano Ávila, Head de Motors no Mercado Livre Brasil, a presença dos compactos entre os modelos mais negociados não é uma surpresa. “Gol, Palio, Ka e Onix são ótimos carros de entrada porque apresentam excelente custo-benefício: tem preço competitivo, boa autonomia e acabamento adequado. São o que podemos chamar de ‘básico que funciona’ e, além disso, também são encontrados em versões manuais, o que acaba melhorando o custo pra quem compra”, explica.

“O Corolla, por sua vez, é um carro mais robusto e extremamente consolidado entre os brasileiros e em outros mercados. O modelo costuma ser um ‘upgrade’ para quem compra e, mesmo em versões mais antigas, é extremamente confiável, durável e confortável. Quem está em busca de um Corolla sabe que é um carro com esses atributos e, por isso, mesmo as versões mais antigas seguem com bastante mercado” analisou Ávila.

Conheça mais sobre estes modelos

José Ribeiro, diretor de Estratégia e Dados da Kavak, apontou as principais características dos modelos mais negociados das cinco marcas mais vendidas dentro do segmento dos usados.

  • Volkswagen Gol

“É um dos veículos mais vendidos, devido a sua boa fama de motorização e dirigibilidade, muito por conta do câmbio preciso e bem dimensionado. Em seu pós-venda detém uma das maiores redes nos pátios das concessionárias. O custo das peças e a mecânica simples também contribuem para considerá-lo um ‘bom negócio”.

  • Fiat Palio

“O baixo valor de manutenção e o bom desempenho de seu motor torna o veículo um dos melhores no que diz respeito ao custo benefício de sua categoria. Também neste caso, o custo das peças e a mecânica simples contribuem para considerá-lo um ‘bom negócio’”.

  • Chevrolet Onix

“O custo das peças e a mecânica simples também são diferenciais. É uma das melhores opções para quem busca modernidade atrelada ao desempenho, pois detêm o melhor consumo de sua categoria. Além disso, tem um bom espaço interno e design estiloso. Também possui a maior rede de concessionárias do país”.

Carros usados
O Onix foi o modelo usado da Chevrolet mais negociado em agosto (Crédito:Chevrolet Divulgação)
  • Toyota Corolla

“Conta com uma mecânica robusta e simples, proporcionando alta confiabilidade. Dono de uma das mecânicas mais confiáveis, continua no topo dos mais vendidos da sua categoria por seu bom desempenho e alto valor de revenda”.

  • Ford Ka

“Modelo de 3 cilindros, ótimo custo benefício, porém possui desgaste prematuro do motor. O modelo Rocam apresenta motor robusto com baixo custo de manutenção, porém com alguns problemas crônicos de arrefecimento”.

carros usados
Ford Ka oferece um custo total abaixo do seu segmento, segundo especialista (Crédito:Ford Divulgação)

Ainda segundo o especialista da Kavak, o Corolla e o Ka, em versões específicas, apresentam um custo total significativamente abaixo de seu segmento. Quando comparados aos concorrentes, esses carros demonstram um projeto mais robusto que a média, com baixos índices de quebra e/ou custos baixos de reparo, se destacando assim pela confiabilidade.

Outros modelos para ficar de olho

Ribeiro ainda apontou outros dois modelos que vale a pena o consumidor ficar de olho, além dos cinco modelos usados mais negociados durante o mês de agosto. Confira:

  • Jeep Renegade

“Ótimo custo-benefício, a SUV mais vendida em 2021. O veículo se destaca pelo design sofisticado, robustez e o conforto para rodar tanto no asfalto quanto na terra.”

carros usados
Jeep Renegade é um dos modelos que o consumidor deve levar em consideração, de acordo com especialista (Crédito:Jeep Divulgação)
  • Chevrolet Cruze

“Mecânica robusta, tem boa performance e dirigibilidade, além do espaço e o conforto, que chamam atenção assim como seu consumo e estilo, boa retomada superior aos concorrentes diretos.”