Quando o assunto é o mercado financeiro, as criptomoedas certamente se destacam entre os temas mais comentados. Afinal de contas, ao redor do mundo todo existem cripto investidores interessados em preencher sua carteira com os principais tokens.

Mas, você já parou para pensar como funcionam os investimentos em países como a Rússia, e quais são as possíveis criptomoedas dos russos? As respostas para essas perguntas serão respondidas ao longo deste artigo, portanto, acompanhe a leitura.

Criptomoedas preferidas dos Russos

O potencial volátil e de valorização no mercado são apenas duas de uma infinidade de vantagens que acompanham o investidor que faz boas escolhas na hora de escolher em quais ativos digitais fazer suas apostas.

Embora, conforme tenha ficado claro até aqui, em alguns países haja a proibição do uso de criptomoedas para algumas finalidades, como ocorre com a Rússia e sua utilização como itens monetários, é sempre importante ficar por dentro das opções mais rentáveis do mercado.

Algumas que estão em fase de presave e se encontram a um valor bem acessível – bem inferior a um real, quando convertidas para a moeda brasileira –, e que vale a pena conhecer um pouco mais são:

Comprar Criptomoedas

Seja você um cripto investidor que está há bastante tempo no ramo, ou alguém que está apenas começando a se planejar para dar início em sua carreira de investimentos, entenda de que maneira essas novas criptomoedas podem oferecer maior retorno.

 

Tamadoge (TAMA)


Considerada uma dentre as criptomoedas mais promissoras para este ano, a meme coin de cachorro se passa no Tamaverso, dos quais os usuários podem criar seus cães de estimação em NFTs para cuidar, alimentar e até prepará-los para lutas com outros jogadores.

Essa última função possibilita, inclusive, que os usuários conquistem uma boa pontuação e, logo, uma posição mais interessante no ranking mensal da plataforma.

Sua modalidade play-to-earn (P2E ou play2earn) é uma opção da qual as pessoas jogam games no universo da TAMA e ganham alguns tokens nativos como recompensa.

E o mais interessante é que a quantidade de TAMAs são limitadas, sendo: 1 bilhão em circulação no evento na geração de tokens, 400 milhões não-forjados e reservados para venda, e outros 600 milhões para serem forjados por 10 anos, para manter o projeto ativo, totalizando 2 milhões de tokens.

Comprar Tamadoge

Battle Infinity (IBAT)

Quase na mesma linha do Tamadoge, o IBAT é o token nativo do Battle Infinity, uma plataforma de esportes de fantasia, como futebol, basquete, críquete e kabaddi, além de jogos de luta.

Os personagens e/ou atletas criados e customizados por meio do formato de tokens não fungíveis, podem competir entre si, o que abre as portas para o ganho ou negociação de criptomoedas após vencer uma partida.

Um ponto que merece destaque é a possibilidade de criar times com outros usuários da Battle Infinity para disputar uma rodada. Além disso, de acordo com o cofundador da moeda, as chances dela valorizar são de até 100 vezes.

Comprar Battle Infinity

Lucky Block (LBLOCK)

Lucky Block é o nome de uma plataforma que oferece diversos serviços, mas dentre os principais, o queridinho é a possibilidade de compra de bilhetes para sorteios diários.

Ela está alocada na BNB Chain (antiga Binance Smart Chain), que é uma famosa blockchain, e a LBLOCK, que é o token nativo da Lucky Block, pode ser utilizada para todas as demais funções da plataforma.

Outro de seus investimentos que merece ser mencionado são os NFTs, que são um segmento bastante promissor já nos dias de hoje e promete uma valorização em maior escala para a LBLOCK.

Comprar Lucky Block.

As criptomoedas na Rússia

É importante começar deixando claro desde o início que, desde o dia 15 de julho de 2022, o atual presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou uma lei que proíbe os criptoativos como meio de pagamento no país, conforme foi noticiado pelo RBC, portal de notícias do governo.

Em outras palavras, não há como afirmar como esse mercado tem tido espaço na Rússia mais recentemente, considerando que os DPRs, ou direitos de utilidade digital, e DFAs (siglas em inglês), ativos financeiros digitais, não podem ser usados como substitutos monetários fiduciários.

Ou seja, o Rublo Russo, moeda oficial do país, é a única autorizada para transações de pagamento de bens. Entretanto, para a realização de investimentos financeiros, a criptomoeda ainda é permitida na Rússia.

Inclusive, essa proibição criou um impeditivo no que diz respeito ao avanço das criptomoedas e demais ativos digitais no território, que alcançou novos patamares no início de 2022.

Uma semana após o Banco Central se mostrar a favor da proibição da mineração de Bitcoin e outros ativos digitais em janeiro, o Ministério das Finanças apoiou a necessidade de permitir o desenvolvimento da tecnologia das criptomoedas.

Nesse mesmo período, o atual presidente russo admitiu que, no contexto da mineração de criptos, o país possuía algumas vantagens competitivas, pelo fato de contar com um “superávit de eletricidade e equipes treinadas disponíveis no país”, sendo necessário que o Banco Central e o Ministério das Finanças fechassem um acordo.

Portanto, com o objetivo de que a lei seja cumprida à risca, os operadores de plataformas digitais devem ser incluídos no registro do Banco da Rússia, e este deve se comprometer a aplicar as devidas penalidades aos operadores que violarem alguma regra da Lei Federal nº 161-FZ.

A proposta dessa legislação, conforme consta no documento, é auxiliar no aumento da atratividade do investimento na utilização dos direitos digitais pelas organizações.

Tudo isso de modo a melhorar o procedimento de liquidação das transações efetuadas por meio de plataformas financeiras, plataformas de investimento e sistemas de informação dos quais os ativos financeiros digitais são emitidos.

Assim, ativos financeiros digitais e direitos digitais utilitários, além de NFTs (non-fungible tokens, os tokens não fungíveis) não devem ser utilizados como recursos para pagamentos.

Aliás, vale destacar que, há seis longos meses, a Rússia está em guerra com a Ucrânia, e um fato curioso em todo esse cenário é que cerca de US$ 2,2 milhões em doações foram feitos em criptomoedas, estrelando entre elas o Bitcoin, o Ethereum e o Dogecoin.

Já a Waves, que é uma criptomoeda russa criada por um cientista ucraniano, chegou a valorizar em mais de 347% só no mês de março deste ano, muito possivelmente impulsionada pela guerra.

No entanto, nos dias atuais, a Lei nº 161-FZ é a de maior importância para os russos, sendo imperativo para a população russa cumprir suas disposições para não ficar passível de penalidades.

Principais cuidados ao começar a investir

Para encerrar, recomendamos elaborar um bom planejamento antes de dar qualquer primeiro passo em seus investimentos, afinal de contas, as criptomoedas são itens de alta volatilidade, o que significa que seus preços podem variar muito em um mesmo dia.

Se, por um lado, isso é positivo, uma vez que significa que o investidor vai sair lucrando, o oposto também é verdadeiro: em períodos de bear market, você acabará saindo no prejuízo, portanto, esteja atento para não dar passos em falso.