O mercado de carro usado no Brasil sofreu um “boom” durante a pandemia, devido a escassez de componentes que afetou a produção dos veículos novos.

Mas será que esse mercado continua em alta e, para quem está querendo vender seu carro, qual é o melhor momento da negociação, agora ou esperar mais para o final do ano?

+ Conheça a Stellantis, grupo que domina o mercado de carros da América do Sul

Segundo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, marketplace de carros usados, o mercado de automóveis sofre uma intensificação de negócios no segundo semestre. “Há dois motivos pra isso: o brasileiro espera a chegada do 13º salário para investir no próximo carro e as montadoras lançam seus ano-modelos, quase sempre, no segundo semestre, o que acentua o interesse no zero km e provoca uma reação em cadeia a favor dos seminovos e usados.”, explicou Castro Jr.

Seminovos vão ficar em alta por quanto tempo?

A grande dúvida do consumidor, seja quem está vendendo seu carro ou procurando trocar o modelo que está na garagem, é até quando o mercado de seminovos seguirá em efervescência? Sant Clair explica que já existe uma movimentação inversa.

“É fato que os seminovos estão valorizados hoje, cerca de 15-20% acima do que estavam um ano atrás. Mas o viés é de baixa. E por um simples motivo: as montadoras cessaram os reajustes de carros zero km, conforme se viu nos últimos meses. Carro zero km não tem mais subido de preços, o que ocasiona algumas promoções de varejo que empurram as cotações dos seminovos também para baixo”.

“Nós acompanhamos diariamente a variação de preços de centenas de milhares de anúncios e podemos dizer categoricamente: o mercado de automóveis seminovos já iniciou uma acomodação frente às cotações observadas 45-60 dias atrás” relatou o especialista.

Mas quando devo vender o carro?

“Como a pergunta é sobre “vender”, dá para dizer que, sim, é melhor buscar a venda quando há aumento de demanda, isto é, interesse maior pela compra. A resposta é: em tese, melhor vender no final do ano, quando a demanda estiver ainda mais acentuada. Porém, o dono do seminovo precisa estar atento à queda que tem ocorrido nas cotações de preços. Os usados subiram muito nos últimos meses e já se percebe uma ligeira queda nas cotações. Por este motivo, neste ano de 2022, em particular, a resposta à pergunta é: melhor vender agora”, completa.

carro usado
DivulgaçãoSant Clair Jr. falou sobre o melhor momento para vender seu usado e o mercado de seminovos (Crédito:Divulgação)