Um dos alimentos que muitas pessoas odeiam amar é o pão. Tem um gosto tão bom, mas muitas vezes somos informados de que, nutricionalmente, não étão bom. Existem dietas inteiras centradas em cortar pão e outros carboidratos e envergonhar as pessoas que os comem.

“Vejo muitos clientes que acham que não deveriam comer pão, o que é triste para mim porque o pão é uma ótima fonte de grãos integrais ”, disse Natalie Mokari, nutricionista.

+ Dieta Low carb: como emagrecer rápido reduzindo consumo de carboidrato

Sim, é verdade: o pão pode fazer parte de uma dieta equilibrada e os carboidratos são cruciais para uma boa saúde, disse ela. Pode ser uma boa ideia obter duas a três porções diárias de grãos integrais, que podem ser encontrados no pão, pois podem prevenir diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer colorretal, pancreático e gástrico, de acordo com um estudo de 2017.

“Precisamos de carboidratos para funcionar”, disse Mokari. “Carboidratos são alimentos para o cérebro. Se você notar, sempre que você não tem carboidratos, você se sente muito lento, você pode ter nevoeiro cerebral, você simplesmente não tem tanta energia.”

Se você está procurando o pão mais saudável, há muitos fatores a serem considerados, como que tipo você compra, o que você come com ele e quão equilibrado é seu relacionamento com ele, disse Mokari.

Trigo, branco e fermento
Existe algum tipo de pão mais nutritivo que os outros? Isso depende do que você está procurando.

“É importante definir suas metas de saúde”, disse Steph Grasso, nutricionista e criadora do TikTok “O que significa saudável?”

Pães de trigo oferecem mais vitaminas, grãos integrais e fibras, e têm menos impacto negativo no açúcar no sangue, o que pode ser útil para pessoas que têm resistência à insulina, disse Mokari.

Mas algumas pessoas têm uma forte preferência por pão branco e, para elas, Mokari diz que sim.

“Se você dividir e colocar os rótulos lado a lado, eles não são realmente tão diferentes”, disse ela.

Para aqueles que têm preocupações com a saúde intestinal ou que desejam capturar o sabor do pão branco sem o mesmo nível de refino, ela sugeriu experimentar o fermento.

A massa fermentada é fermentada, um processo que pode ser útil para os microbiomas intestinais, e se o que você tem é realmente uma massa fermentada de fermentação lenta, você pode digerir o glúten mais facilmente.

Além do tipo de pão, Mokari recomendou observar como é feito. Procure ingredientes simples, como farinha, água, sal e fermento, disse ela, especialmente porque é fácil introduzir níveis mais altos de açúcar e sódio em produtos de pão.

Se você está procurando mais fibras, os grãos integrais são o caminho a percorrer, disse Grasso. Para evitar rótulos enganosos, verifique a lista de ingredientes – a primeira palavra deve ser “integral” se for realmente pão integral, acrescentou.

Para um pouco de fibra extra, procure pão com sementes na crosta, disse Grasso.

E, se possível, comprar em padarias locais pode ajudá-lo a encontrar pão fresco e de boa qualidade com ingredientes simples, ela aconselhou.

E os pães diet ou low-carb? Mokari não é fã. Eles geralmente têm mais ingredientes adicionados e desnecessários para torná-los mais saborosos, disse ela.

“Mas eu respeito os desejos das pessoas se elas realmente sentem que low-carb é melhor para elas”, disse ela.