17/07/2021 - 4:50
Com a pandemia e o aumento do trabalho home office as pessoas passaram a investir e pesquisar mais sobre a qualidade da internet. Um levantamento realizado pela Ookla, empresa responsável pelo teste de velocidade de conexão Speedtest, divulgou qual é a mais rápida no Brasil.
Segundo o estudo a operadora Claro foi a que ofereceu internet móvel mais rápida no Brasil no segundo trimestre deste ano. A Claro registrou 46,21 pontos no teste da empresa que mede velocidade de download e upload, o Speed Score. Em segundo lugar aparece a Vivo, com 31,42. TIM, com 26,65, e Oi, com 22,90 aparecem na sequência.
+ Internet móvel, uma grande aliada dos protestos em Cuba
A Ookla também divulgou o ranking com provedores de banda larga fixa mais rápida no país no mesmo período. A liderança ficou com a Vivo, que registrou Speed Score de 93,23. A Oi aparece em segundo lugar, com 78,97, enquanto a Claro completa a pódio, com 75,88.
Com relação à consistência (qualidade na oferta do serviço), a liderança ficou com a Claro, seguida pela Vivo, em segundo, e a Oi, em terceiro lugar. O levantamento também trouxe o ranking de velocidade média de download mais rápida em banda larga fixa entre as cidades mais populosas do Brasil. De acordo com o Speedtest, sete cidades alcançaram velocidades médias de mais de 100 Mbps, Goiânia liderou a lista, na sequencia apareceram Brasília, Belo Horizonte, Manaus e Curitiba.
A empresa trabalha com o Índice Global Speedtest, que compara dados de velocidade de internet em mais de 190 países mensalmente. As informações são analisadas a partir de dados fornecidos por pessoas que usam a plataforma Speedtest para medir suas conexões. “Os resultados para dispositivos móveis são baseados em todas as tecnologias de celulares. A banda larga fixa inclui resultados via wi-fi”, explica a Ookla em seu site.