12/11/2021 - 0:40
Parece haver um horário ideal para dormir que é associado a uma melhor saúde do coração, dizem pesquisadores que estudaram 88 mil voluntários, apontanto o indicado entre 22h e 23h. A equipe por trás do trabalho do UK Biobank acredita que a sincronização do sono para corresponder ao nosso relógio biológico interno pode explicar a associação encontrada com um risco reduzido de ataques cardíacos e derrames.
O ritmo natural de 24 horas do corpo é importante para o bem-estar e o estado de alerta. Também pode afetar fatores como a pressão arterial.
+ Trabalho híbrido pode piorar qualidade do sono, diz pesquisador
Para o estudo, que foi publicado no European Heart Journal, os pesquisadores coletaram dados sobre os tempos de sono e vigília ao longo de sete dias usando um dispositivo semelhante a um relógio de pulso usado pelos voluntários. E acompanharam o que aconteceu aos voluntários em termos de saúde cardíaca e circulatória durante uma média de seis anos.
Pouco mais de 3 mil adultos desenvolveram doenças cardiovasculares. Muitos desses casos ocorreram em pessoas que foram para a cama mais tarde ou mais cedo do que o “ideal” das 22h às 23h. A ligação persistiu depois que os ajustes foram feitos para a duração do sono e irregularidade do sono.
Dormir o suficiente é importante para o nosso bem-estar geral, bem como para a saúde cardíaca e circulatória, e a maioria dos adultos deve dormir de sete a nove horas por noite, disse ela.
“Mas o sono não é o único fator que pode afetar a saúde do coração. Também é importante olhar para seu estilo de vida, conhecendo seus números, como pressão arterial e níveis de colesterol, manter um peso saudável e praticar exercícios regularmente, reduzindo o consumo de sal e álcool , e uma dieta balanceada também pode ajudar a manter o coração saudável. “