Está frequentando a academia no horário correto? Um estudo publicado na Nature Communications avaliou atividades de intensidade física associadas à prevenção de doenças cardiovasculares. Os pesquisadores viram, no entanto, que se feitas em determinados horários do dia, a eficácia pode ser ainda melhor.

+ Exercícios regulares podem reduzir mais da metade do risco de diabetes, diz estudo

Uma das primeiras impressões foi a mais comum para a saúde: independente do horário, quem pratica exercícios tem mais resistência a desenvolver doenças e pode viver mais e melhor. Porém, quem focava nos horários entre 11h e 17h mostrou menos probabilidade de morrer prematuramente de doenças cardíacas ou outras causas do que fora desse turno. 

A pesquisa contou com 92 mil participantes do UK Biobank com dados válidos do acelerômetro e resultados de mortalidade por todas as causas e causas específicas, compreendendo mais de 7 anos de acompanhamento médio. 

Divididos em quatro grupos de tempo, cada um deles apresentou perfis semelhantes para sociodemográfico, estilo de vida e estado de saúde a partir de como perfomam nas atividades físicas – moderada a vigorosa. 

Entre as recomendações da Organização Mundial de Saúde, o ritmo de atividade física para evitar diabetes e doenças cardiovasculares varia de acordo com a faixa etária:

Para crianças e adolescentes (5 a 17 anos): devem fazer pelo menos uma média de 60 minutos por dia de atividade física de moderada a vigorosa intensidade, ao longo da semana, a maior parte dessa atividade física deve ser aeróbica. A rotina é de até 3 dias na semana;

Para adultos (18 a 64 anos): devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade; ou pelo menos 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade; ou uma combinação equivalente de atividade física de moderada e vigorosa intensidade ao longo da semana para benefícios substanciais à saúde. A rotina é de pelo menos 2 dias na semana; 

Para idosos (65+): Idosos devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade; ou pelo menos 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade; ou uma combinação equivalente de atividades físicas de moderada e vigorosa intensidade ao longo da semana para benefícios substanciais à saúde.