A história do empresário Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil, está marcada por arrojo e determinação em suas empreitadas.  Pouco afeito aos holofotes da mídia, o ex-tenista e surfista é tido como um mago no mundo dos negócios.

Ao lado de seus sócios Marcell Telles e Beto Sicupira, ele construiu um império empresarial, com raminifações no Brasil e no mundo.

Confira quais são os principais negócios dessa trinca de empreendedores brasileiros:

AB InBev

A AB InBev é um grupo cervejeiro, de origem belga-brasileira, formada em 2004 a partir da fusão da empresa belga Interbrew e a brasileira Ambev. A história desse império cervejeiro começa com a compra da cervejaria Brahma em 1989, que mais tarde se uniria à Antarctica formando a Ambev, companhia hoje avaliada em R$ 293 bilhões.

Em julho de 2008, a AB Inbev comprou a fabricante de cervejas americana Anheuser-Busch, dona da cerveja mais vendida dos EUA, a Budweiser. Lemann é um dos sócios controladores da AB Inbev, que nesta semana selou a compra do grupo anglo-sul-africano SABMiller, no terceiro maior negócio da história, estimado em  mais de US$ 100 bilhões.

O acordo une a maior empresa de cerveja do mundo com a segunda. Estima-se que uma em cada três cervejas vendidas no mundo sairá da empresa resultante com a fusão, assim que o acordo for aprovado pelas autoridades competentes.

Burger King

O empresário é dono na rede de fast food Burger King desde 2010, negócio fechado por US$ 3,3 bilhões à  época pelo fundo de investimentos 3G Capital.

Depois que assumiram, os sócios e parceiros de Lemann há quatro décadas,  Marcel Telles e Beto Sicupira, colocaram o executivo brasileiro Bernardo Hees no comando da rede de lanchonoetes. O resultado foi um corte de despesas de 42%, tornando a empresa mais ágil e competitiva.

Em agosto de 2014, o Burger King comprou a rede de cafeterias canadense Tim Hortons por US$ 11,5 bilhões.  A fusão originou o terceiro maior grupo de fast food do planeta, atrás somente do McDonald´s e da KFC.  No total são 18 mil restaurantes espalhados por 100 países.

Os americanos reclamaram quando o Burger King informou que transferiria sua sede fiscal para Toronto, no Canadá, para obter benefícios de impostos.

Lojas Americanas

Comprada pela trinca de empresários em 1982, quando ainda eram donos do Banco Garantia, as Lojas Americanas consolidou-se como uma grande rede de varejo no País e serviu como plataforma para seu passo seguinte, a B2W. No final de 2014 o valor de mercado da empresa, que é listada em bolsa (LAME4), era de R$ 17,937 bilhões, superando a do Pão de Açúcar, até o ano passado a rede varejista mas valiosa do Brasil.

B2W

A B2W, dona das marcas Americanas.com e Submarino, é a maior operação de comércio eletrônico do Brasil, com um faturamento de R$ 7,9 bilhões em 2014.

A varejista virtual, no entanto, é uma constante dor de cabeça aos empresários. No ano passado, seu prejuízo foi de R$ 163 milhões.

Heinz Company

Em 2013, em parceria com a empresa multinacional Berkshire Hathaway, do megainvestidor Warren Buffett, o 3G comprou a fabricante americana de ketchup H. J. Heinz Company, em um negócio avaliado à época  por US$ 23,2 bilhões

Em julho de 2015, a Kraft Heinz Company anunciou a conclusão do processo de fusão entre Kraft Foods Group e Heinz Holding Corporation. A operação cria a terceira maior empresa de alimentos e bebidas da América do Norte e a quinta maior empresa de alimentos e bebidas do mundo.