Com a morte da rainha Elizabeth II, o rei Charles se prepara para assumir o papel de monarca. Porém, uma dúvida surge no Reino Unido: o destino da Duchy Originals, marca de alimentos fundada por ele em 1990 para a venda de produtos de sua fazenda. Duchy é a maior marca de alimentos e bebidas orgânicas do Reino Unido. O primeiro produto a ser comercializado foi um biscoito de aveia. Até março de 2021, a marca tinha faturado quase £ 3,6 milhões (cerca de US$ 4,1 milhões).

“Vamos entrar em contato com a Casa Real sobre acordos futuros quando for a hora certa”, disse um porta-voz da Waitrose, cadeia de supermercados parceria da Duchy, segundo a CNN. A Waitrose tem o direito exclusivo de vender produtos sob o nome Duchy. Os produtos, entre salmão, salsichas, leite, cenouras e mirtilos levam o nome Waitrose Duchy Organic.

A expectativa é de que a propriedade da Duchy Originals seja passada para o filho mais velho de Charles, o príncipe William, que também herdará a propriedade do Ducado da Cornualha – no valor de cerca de £ 1 bilhão (US$ 1,2 bilhão).

Rei Charles faz vigília no caixão da rainha; fila de espera aumenta em Londres

Waitrose

A tentativa mal sucedida de se expandir para os Estados Unidos e a crise financeira global colocaram os negócios de Charles em risco. Em 2009, o rei recorreu à Waitrose, que se tornou a distribuidora da marca. Em 2017, 25 anos após a estreia do biscoito de aveia, a linha havia se expandido para 300 produtos, incluindo frutas, legumes, carne e cerveja, e as vendas anuais atingiram £ 200 milhões (US$ 231 milhões). Mais de 30 países ao redor do mundo, incluindo Estados Unidos, Alemanha, Japão e Austrália, receberam os produtos.