Destaque da Gestão: Inovação e Qualidade – Votorantim Cimentos

Inovação está na própria missão da Votorantim Cimentos, que considera o pilar como o DNA da companhia. A mensagem não poderia ser mais clara na página principal da empresa na internet: “Inovação para nós é pavimentar o futuro da construção civil de uma forma simples, rápida e sustentável”.

Nesse sentido, o objetivo é atingir a meta de 30% da receita a partir de soluções sustentáveis. “Esse porcentual vindo de produtos e serviços inovadores significa mitigar a pegada ambiental ou que ofereçam benefícios ambientais na aplicação em comparação com opções tradicionais”, disse Marcio Yamachira, diretor global de Planejamento Estratégico e Inovação da Votorantim Cimentos.

Um exemplo desse esforço adotado pela companhia é o Spectra, concreto desenvolvido pela Engemix, unidade de negócio de concreto da Votorantim Cimentos. Ele simplifica o processo de concretagem, já que permite que um único tipo de concreto seja utilizado em toda a estrutura da obra.

Voltado principalmente para empreendimentos imobiliários verticiais, o Spectra consegue reduzir em 16% a emissão de CO2 e de 3% a 4% o custo total da estrutura.

No ano passado, a Votorantim Cimentos acelerou investimentos na startup Motz, que atua como transportadora digital, conectando embarcadores e motoristas autônomos com um aplicativo de cargas.

Na prática, o motorista busca a carga que mais faz sentido, com total transparência em relação aos valores do frete. A empresa nasceu de um projeto interno e tem sido apoiada pela Votorantim Cimentos como acionista de investimentos da ordem de R$ 20 milhões nos últimos anos.

A plataforma Motz, que integra as ações dos pilares de Indústria 4.0 e Logística 4.0 da companhia, registrou crescimento de 50% no volume transportado no ano passado, chegando a 16 milhões de toneladas, dos quais 10% são de clientes externos.

O fato de permitir o acesso a terceiros reforça a visão moderna da companhia, em linha com soluções que levam ganhos para toda a sociedade. Também houve aumento de 63% na base de motoristas cadastrados, totalizando 27,5 mil motoristas, e acumulou 660 mil viagens no ano, 32% a mais do que o registrado em 2021.

Iniciativas 

Para desenvolver e investir em projetos inovadores, a companhia tem uma comissão de inovação multidisciplinar, que estimula a geração de ideias e aceleração de novos projetos, que são desenvolvidos internamente ou por meio de parcerias.

Em 2022, a comissão se reuniu quatro vezes para analisar propostas e verificar as que estavam em andamento. Das mais de 150 ideias apresentadas, há 19 iniciativas no funil de inovação da Votorantim Cimentos, sendo três implementadas.

Segundo o executivo da companhia, o foco segue em produzir soluções inovadoras que também ajudem a diminuir gastos. “Neste ano temos como foco o território de competitividade e eficiência. Assim como outros setores, o ambiente de inflação de custos e compressão de margens também afetou o setor de materiais de construção”, afirmou Yamachira. “Por isso, reforçamos o foco da inovação na busca de ideias e projetos que tenham o potencial de trazer redução de custo para servir nossos clientes.”

No horizonte também estão a utilização de inteligência artificial e outras tecnologias para aumentar a eficiência, como o uso de hidrogênio para otimizar a combustão dos fornos.

A empresa tem desenvolvido ações ligadas à captura de carbono, aproveitando principalmente os mercados da América do Norte e da Europa, onde o tema está mais avançado do que no Brasil.

Para o diretor de planejamento estratégico e inovação da empresa, a premiação ratifica os esforços na busca por iniciativas inovadoras e mais rentáveis. “Com 87 anos de história, a Votorantim Cimentos é hoje uma empresa global de materiais de construção e soluções sustentáveis. Estamos no caminho certo.”