Da redaçãoi Da redação https://istoedinheiro.com.br/autor/da-redacao
10/07/2025 - 7:00
Para compartilhar:
Os feriados nacionais, tão esperados pelos brasileiros, não vão ajudar muito quem sonha com folgas prolongadas no segundo semestre. Quatro dos seis feriados nacionais que ainda restam no ano cairão no final de semana. O próximo inclusive, que será em 7 de setembro (Dia da Independência do Brasil), será em um domingo.
+Por que não posso marcar início de férias na sexta-feira ou feriado? Entenda regras
Daqui para frente, apenas dois feriados podem ser considerados feriados prolongados, ambos caindo quintas-feiras e possibilitando a tradicional “emenda” com a sexta-feira. São eles: Dia da Consciência Negra em 20 de novembro e o Natal em 25 de dezembro.
Em nível nacional, o próximo feriado em dia útil será o dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. Em 2025, a data cai em uma quinta-feira. Além deste, o único outro feriado que não será em um sábado ou domingo é o Natal, em 25 de dezembro, também uma quinta-feira.
É importante destacar que pode haver feriados locais que não constam na lista. Há ainda um ponto facultativo, o Dia do Servidor Público (28 de outubro), que poderá ou não ser feriado, a depender da legislação local.
Próximos feriados e pontos facultativos
Quando são definidos os feriados nacionais
O ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou no dia 30 de dezembro de 2024 uma portaria com o cronograma de feriados nacionais e de pontos facultativos no ano de 2025. A divulgação ocorre através do no Diário Oficial da União (DOU).
As datas devem então ser cumpridas nos órgãos e entidades Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, sem comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população (como hospitais e delegacias).
A portaria estabelece também que feriados estaduais e os dias do início e do término do ano do centenário de fundação do Município, declarados em lei municipal, serão observados pelas repartições da Administração Pública federal.