De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, a Cacau Show é a rede com mais unidades franqueadas do país, com 4.216 no final de 2023. 

A rede possui quatro modelos de franquia: container, quiosque, smart e intensidade. Confira quanto custa e o tempo de retorno de cada uma delas. Os preços contemplam instalações, estoque inicial e taxa de adesão. 

Os modelos Intensidade e Smart podem ser inaugurados em shoppings e nas ruas. A variação está no faturamento projetado para o primeiro ano de operação. Em locais em que a venda do primeiro ano é estimada em até R$ 1,4 milhão, é adotada a loja Smart. Já em locais com faturamento superior a este valor, é utilizada a loja Intensidade, tanto em shoppings como em rua.

Confira o quanto custa abrir uma franquia da Cacau Show

Container

Loja Container: a partir de 64,9 mil

Retorno estimado entre 12 e 18 meses

Espaço mínimo: 30m²

Quiosque

Quiosque: a partir de R$ 114 mil

Retorno estimado entre 18 e 24 meses

Espaço mínimo: 9 m²

Smart

Loja Smart: a partir de R$ 193,5 mil

Retorno estimado entre 18 e 24 meses

Espaço mínimo: 40m²

Intensidade


Loja Intensidade:
a partir de R$ 310 mil

Retorno estimado entre 18 e 24 meses

Espaço mínimo: 40m²

Modelo lançado em 2024, a loja Intensidade possui elementos e peças de comunicação alinhados a loja Mega Store, isso permite atualização da loja e alinhamento com um modelo que tem proporcionado um ótimo ambiente de experiência ao nosso consumidor.

A empresa explica que após o ponto que o interessado indicar for aprovado, o candidato entra no processo de implantação, treinamento e inauguração loja. A partir da apresentação do ponto até a inauguração, o processo leva entre 60 e 90 dias.

O que avaliar na hora de escolher uma franquia

Entre os pontos a serem considerados, é fundamental que o investidor realize um diagnóstico de perfil e capacitação, além de considerar todos os custos envolvidos, incluindo a taxa de franquia, o capital de giro e as despesas operacionais.

Confira abaixo os principais pontos que devem ser analisados, segundo Wagner Lovatto, sócio-fundador da Focus Franquias.

Diagnóstico de perfil e capacitação: Avalie se o seu perfil de empreendedor e sua região são adequados para o modelo de atuação da franquia.

Capitalização: Verifique se você possui o capital necessário para investir na franquia. Os empreendimentos costumam demorar um tempo para dar o retorno esperado, é preciso que você tenha capital para manter o seu negócio até lá.

Histórico e reputação: Investigue a experiência da franqueadora no mercado. Verifique se há processos ou reclamações contra a empresa. Uma dica é consultar a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Transparência e comunicação: A franqueadora deve fornecer informações completas e transparentes sobre o negócio, incluindo a Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF deve conter informações sobre o histórico da empresa, o modelo de negócio, os custos envolvidos, a taxa de retorno do investimento, entre outros.

Viabilidade e lucratividade: Analise a viabilidade do modelo de negócio e a potencial lucratividade da franquia. Verifique se o mercado para o produto ou serviço oferecido pela franquia é grande o suficiente para sustentar o negócio. Avalie as projeções financeiras da franqueadora com cuidado e faça sua própria pesquisa de mercado.

Diferenciais competitivos: Identifique os diferenciais da franquia em relação aos seus concorrentes. O que torna a franquia única e atraente para os consumidores?

Aspectos legais: Leia o contrato de franquia com atenção antes de assiná-lo. Certifique-se de entender todos os termos e condições do contrato. Consulte um advogado especializado em franquias antes de assinar o contrato. Verifique se a franquia está registrada na ABF, o que garante que esteja em conformidade com a Lei de Franquias. Consulte um advogado para verificar se há outras questões legais que você deve considerar antes de investir em uma franquia.

Contato com franqueados atuais: Converse com franqueados da rede para obter uma perspectiva real do negócio. Pergunte sobre suas experiências com a franqueadora, o suporte que receberam e a lucratividade do negócio. Isso pode ajudar a identificar potenciais problemas ou preocupações com a franquia.