28/07/2024 - 8:00
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, a Cacau Show é a rede com mais unidades franqueadas do país, com 4.216 no final de 2023.
A rede possui quatro modelos de franquia: container, quiosque, smart e intensidade. Confira quanto custa e o tempo de retorno de cada uma delas. Os preços contemplam instalações, estoque inicial e taxa de adesão.
Os modelos Intensidade e Smart podem ser inaugurados em shoppings e nas ruas. A variação está no faturamento projetado para o primeiro ano de operação. Em locais em que a venda do primeiro ano é estimada em até R$ 1,4 milhão, é adotada a loja Smart. Já em locais com faturamento superior a este valor, é utilizada a loja Intensidade, tanto em shoppings como em rua.
Confira o quanto custa abrir uma franquia da Cacau Show
Container
Loja Container: a partir de 64,9 mil
Retorno estimado entre 12 e 18 meses
Espaço mínimo: 30m²
Quiosque
Quiosque: a partir de R$ 114 mil
Retorno estimado entre 18 e 24 meses
Espaço mínimo: 9 m²
Smart
Loja Smart: a partir de R$ 193,5 mil
Retorno estimado entre 18 e 24 meses
Espaço mínimo: 40m²
Intensidade
Loja Intensidade: a partir de R$ 310 mil
Retorno estimado entre 18 e 24 meses
Espaço mínimo: 40m²
Modelo lançado em 2024, a loja Intensidade possui elementos e peças de comunicação alinhados a loja Mega Store, isso permite atualização da loja e alinhamento com um modelo que tem proporcionado um ótimo ambiente de experiência ao nosso consumidor.
A empresa explica que após o ponto que o interessado indicar for aprovado, o candidato entra no processo de implantação, treinamento e inauguração loja. A partir da apresentação do ponto até a inauguração, o processo leva entre 60 e 90 dias.
O que avaliar na hora de escolher uma franquia
Entre os pontos a serem considerados, é fundamental que o investidor realize um diagnóstico de perfil e capacitação, além de considerar todos os custos envolvidos, incluindo a taxa de franquia, o capital de giro e as despesas operacionais.
Confira abaixo os principais pontos que devem ser analisados, segundo Wagner Lovatto, sócio-fundador da Focus Franquias.
Diagnóstico de perfil e capacitação: Avalie se o seu perfil de empreendedor e sua região são adequados para o modelo de atuação da franquia.
Capitalização: Verifique se você possui o capital necessário para investir na franquia. Os empreendimentos costumam demorar um tempo para dar o retorno esperado, é preciso que você tenha capital para manter o seu negócio até lá.
Histórico e reputação: Investigue a experiência da franqueadora no mercado. Verifique se há processos ou reclamações contra a empresa. Uma dica é consultar a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Transparência e comunicação: A franqueadora deve fornecer informações completas e transparentes sobre o negócio, incluindo a Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF deve conter informações sobre o histórico da empresa, o modelo de negócio, os custos envolvidos, a taxa de retorno do investimento, entre outros.
Viabilidade e lucratividade: Analise a viabilidade do modelo de negócio e a potencial lucratividade da franquia. Verifique se o mercado para o produto ou serviço oferecido pela franquia é grande o suficiente para sustentar o negócio. Avalie as projeções financeiras da franqueadora com cuidado e faça sua própria pesquisa de mercado.
Diferenciais competitivos: Identifique os diferenciais da franquia em relação aos seus concorrentes. O que torna a franquia única e atraente para os consumidores?
Aspectos legais: Leia o contrato de franquia com atenção antes de assiná-lo. Certifique-se de entender todos os termos e condições do contrato. Consulte um advogado especializado em franquias antes de assinar o contrato. Verifique se a franquia está registrada na ABF, o que garante que esteja em conformidade com a Lei de Franquias. Consulte um advogado para verificar se há outras questões legais que você deve considerar antes de investir em uma franquia.
Contato com franqueados atuais: Converse com franqueados da rede para obter uma perspectiva real do negócio. Pergunte sobre suas experiências com a franqueadora, o suporte que receberam e a lucratividade do negócio. Isso pode ajudar a identificar potenciais problemas ou preocupações com a franquia.