22/09/2024 - 15:00
Paola Carosella ficou conhecida no Brasil como apresentadora do reality show de gastronomia Masterchef, mas antes disso a argentina radicada no Brasil já fazia sucesso no empreendedorismo. Além do restaurante Arturito, em São Paulo (SP), a chef tem uma rede de empanadas chamada La Guapa (A Bonita, em português), criada há 10 anos em sociedade com o restauranter Benny Goldenberg.
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A marca tem 36 lojas em São Paulo, Distrito Federal, Curitiba e Rio de Janeiro, e uma fábrica própria para suas empanadas, um salgado assado e recheado típico da Argentina e também do Chile e Uruguai, e a versão frita da Colômbia.
Agora, o plano é ampliar e chegar a mais lugares por meio do modelo de franquias. A expectativa é abrir oito unidades nos próximos meses, chegando a 100 lojas em 2030. Segundo a empresa, a ideia é não ter lojas próprias e franqueadas operando nas mesmas cidades.
“A ideia é crescer aos poucos e de forma sólida, como a companhia tem trabalho na última década”, diz Benny.
Segundo o restauranter, um dos desafios da rede é ser monoproduto, mas as vantagens é que o produto tem a versatilidade de poder ser consumido em todas as ocasiões do dia, seja pela manhã, à tarde, ou como uma refeição de almoço ou jantar. “Franquia geralmente é investimento para crescimento rápido, uma solução rápida”, afirma.
O executivo destaca que trata-se de um produto artesanal, feito à mão, com fabricação própria, que torna a operação mais desafiadora. “Esse foi um dos grandes pilares lá na fundação, como manter processo, padrão, qualidade e oportunidade. Agora, com a consolidação da marca, ela se emancipa e vira independente”, diz.
Raquel Hamparian, diretora de Marketing da rede, diz que a experiência da marca é de ter sido bem-recebida nas cidades onde se instalaram e agora querem um “caminho duradouro e sustentável com o franqueado”. “A marca está consolidada, o produto é acessível. Mas também temos que reconhecer que estamos lidando em um mar gigante com muitos players”.
Não há uma área ou região prioritária no planejamento de franquia, mas, a princípio, enxerga-se potencial no interior dos estados onde já atuam, principalmente de São Paulo, e cidades como Londrina e Maringá, no Norte do Paraná, e Goiânia, capital de Goiás.
Em agosto, a marca inaugurou um quiosque na praia de Ipanema, formato de ponto de venda ainda inédito na rede. “Estamos fazendo uns testes agora, como a loja em Ipanema. E vamos ter muitos aprendizados agora com a expansão regional, que têm a ver com consumo, legislação, força de trabalho.”
O projeto de franquias foi formatado pela Cherto Consultoria e contratou Fabio Furquim para dirigir a parte de franquias. O executivo tem passagens por franquias como Subway, Pizza Hut, Burger King e o grupo Alife Nino.
Quanto custa abrir uma franquia da La Guapa?
Investimento total: a partir de R$ 500 mil
Área necessária: a partir de 50m²
Taxa de franquia: R$ 50 mil com contrato de 60 meses
Capital de Giro: R$ 70 mil
Fundo de Marketing: 3% do faturamento bruto
Royalties: 40% sobre compras faturadas pela fábrica La Guapa
Venda média balcão: 150 mil reais
Lucratividade média: 10% a 15%
Payback médio: 24 a 36 meses