12/10/2025 - 21:47
O acreano Ramon Rocha Queiroz, conhecido como Ramon Dino, fez história neste domingo, 12. O atleta se tornou o primeiro homem brasileiro a ganhar o Mr. Olympia 2025, campeonato mundial de fisiculturismo realizado em Las Vegas (EUA).
+ Mr. Olympia: marca brasileira encabeça patrocínios do maior evento de fisiculturismo do mundo
Ele disputou na categoria Classic Physique, onde desbancou o alemão Mike Sommerfeld e o americano Torrence Ruffin, que acabaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Este título inédito vem após três edições em que Dino “bateu na trave” — foi vice-campeão em 2022 e 2023, atrás de Chris Bumstead (“Cbum”), e ficou na quarta colocação no ano passado. Com a premiação inédita, ele embolsa US$ 100 mil (cerca de R$ 550 mil).
Natural de Rio Branco, no Acre, Dino tem 30 anos e conseguiu o cartão profissional em 2018, após vencer o Mr. Olympia Brasil. Na época, o atleta surpreendeu os fãs do esporte ao revelar que havia se preparado para a competição com poucos recursos e uma alimentação baseada em arroz e ovo, já que não tinha condições de arcar com uma dieta mais diversificada. O cobiçado “Pro card” é o passaporte dos atletas de fisiculturismo para o segmento profissional do esporte.
Em outubro de 2024, voltou a vencer a versão brasileira do campeonato e se classificou para a disputa internacional deste ano. Em entrevista concedida após a conquista nacional, comentou o desejo de trazer o título para o Brasil. “Em 2025, quero ser campeão do Mr. Olympia”, disse o atleta.