É hora de adicionar à sua lista de motivos para se exercitar: ficar ativo pode ajudar a prevenir o risco de morte por gripe e pneumonia, de acordo com uma nova pesquisa.

O cumprimento das diretrizes de atividade física para atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular reduz o risco de morte por gripe e pneumonia em 48%, de acordo com um estudo publicado na terça-feira no British Journal of Sports Medicine.

+ 12 dicas para vencer a preguiça e começar a se exercitar

Os adultos devem praticar pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica moderada e dois ou mais dias de atividades moderadas de fortalecimento muscular por semana, de acordo com as Diretrizes de Atividade Física para Americanos emitidas pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA.

O estudo baseou-se nos dados da pesquisa de mais de 570.000 pessoas da Pesquisa Nacional de Saúde dos EUA entre 1998 e 2018. As pessoas foram questionadas sobre seus hábitos de atividade física e foram categorizadas em grupos com base em quão bem atingiram a quantidade recomendada de exercícios. , de acordo com o estudo.

Em média, os respondentes foram acompanhados por nove anos após a pesquisa inicial. Houve 1.516 mortes por gripe ou pneumonia nesse período.

Cumprir ambas as recomendações para atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular reduziu o risco associado à morte por gripe ou pneumonia quase pela metade, mas cumprir apenas a meta de atividade aeróbica foi associado a um risco 36% menor, de acordo com o estudo.

Tanto a gripe quanto a pneumonia estão entre as principais causas de morte nos Estados Unidos e em todo o mundo, portanto, os resultados são significativos, disse o principal autor do estudo, Dr. Bryant Webber, epidemiologista da Divisão de Nutrição, Física dos Centros de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA Atividade e Obesidade.

Os resultados fazem sentido, dado o conhecimento existente, e os benefícios podem se estender a outras condições, disse o Dr. Robert Sallis, diretor da bolsa de medicina esportiva do Kaiser Permanente Fontana Medical Center e professor clínico de medicina familiar da Kaiser Permanente Bernard J. Tyson School. de Medicina na Califórnia. Ele não estava envolvido no estudo.

Mas mesmo que você não consiga atingir a quantidade recomendada, algumas atividades ainda podem fornecer mais proteção do que nenhuma, de acordo com o estudo.

Fazer 10 a 149 minutos por semana de atividade física aeróbica foi associado a uma redução de 21% no risco de gripe e morte por pneumonia, mostrou o estudo.

Dito isto, nenhum benefício adicional foi observado em pessoas que fizeram mais de 600 minutos por semana de atividade aeróbica, mostrou o estudo.

E no caso do fortalecimento muscular, existe o exagero, mostrou o estudo.

Atingir a meta de duas ou mais sessões reduziu significativamente o risco de mortalidade, mas fazer sete ou mais sessões foi associado a um aumento de 41% no risco de morte por gripe ou pneumonia, mostrou o estudo.

No entanto, este foi um estudo observacional, observaram os pesquisadores, o que significa que o estudo não pode fazer afirmações sobre o que causa ou previne as mortes – apenas quais fatores foram associados a um nível de risco.

O aumento do risco pode estar relacionado a uma série de fatores, incluindo os impactos cardiovasculares de atividades frequentes de fortalecimento muscular ou respostas imprecisas à pesquisa, disse o estudo.