29/08/2022 - 18:27
Manter-se hidratado é essencial para o funcionamento do corpo. É o líquido que carrega os nutrientes e oxigênio pelo organismo, transporta células do sangue para cada órgão fazer seu trabalho, além de regular a temperatura do corpo e outras tarefas fundamentais para manter um indivíduo vivo.
No inverno, por exemplo, conhecido por ser a estação mais seca do ano, a ingestão de água é indispensável no tratamento de doenças infectocontagiosas, como a gripe, pois ajuda a eliminar substâncias tóxicas do organismo.
+ Adoçante e produtos “sem açúcar” que prometem adoçar podem não ser tão saudáveis assim, diz estudo
Embora essa época do ano esteja próxima do fim, no período pré-verão os cuidados com a hidratação devem continuar.
É nesse momento que muitas pessoas passam a fazer mais exercícios físicos (mirando resultados no verão); trabalham mais (devido à sazonalidade do segundo semestre) e têm menos tempo de tomar água ou esquecem; e os dias ficam mais quentes, fazendo as pessoas suarem mais (e desidratarem rapidamente).
Mas, afinal, quantos copos de água devemos beber por dia?
Segundo o Ministério da Saúde, a quantidade ideal de água a ser ingerida diariamente depende de vários fatores, como a idade e o peso da pessoa, a atividade física que realiza, até mesmo o clima e a temperatura do ambiente onde vive.
“Para alguns, a ingestão de dois litros de água por dia pode ser suficiente. Outros precisarão de três, quatro litros ou mais, como no caso dos esportistas”, explica o órgão.
O Instituto de Hidratação e Saúde de Portugal indica a quantidade de água necessária para cada fase do ciclo de vida, considerando pessoas saudáveis, sem nenhuma complicação renal:
- Crianças de 2 a 3 anos: 1 litro por dia;
- Crianças de 4 a 8 anos: 1,2 litro por dia;
- Crianças de 9 a 13 anos: 1,4 litro por dia para meninas e 1,6 litro por dia para meninos;
- Adolescentes e adultos do sexo feminino: 1,5 litro por dia;
- Adolescentes e adultos do sexo masculino: 1,9 litro por dia.
Regra dos 8 copos
Uma recomendação disseminada no Brasil e no mundo é a regra dos 8×8, que consiste em tomar 8 copos de 200ml a 240ml de água por dia. Apesar de não ser oficial e não ter respaldo científico, a prática auxilia pessoas a completar o objetivo de beber pouco menos do que dois litros de água diariamente.
Funciona assim: ao acordar, tome dois copos de água em jejum; um copo no meio da manhã; dois copos antes do almoço; um copo no meio da tarde e mais dois copos antes de jantar.
Quando começar a tomar água?
A água pode ser introduzida a partir do momento em que novos alimentos além do leite materno são incluídos na rotina da criança, geralmente aos 6 meses, recomenda a pasta da Saúde. Isso porque durante o período de amamentação exclusiva, o leite materno já é suficiente para a hidratação do bebê.
Idosos devem tomar mais água
Pessoas mais velhas sofrem mais pela falta de água. “Existe aqui também uma dificuldade maior de perceber a vontade de beber água. Isso porque pessoas com mais de 60 anos sofrem uma diminuição do número e da sensibilidade de receptores corporais que controlam a sede”, aponta o órgão.
Nesse público, a hidratação exerce um papel além do já aplicado em adultos mais novos, pois melhora a prisão de ventre, condição muito comum nessa fase da vida.
Dicas para manter a hidratação em dia
Saiba o que pode ajudar a equilibrar os níveis de hidratação do corpo, de acordo com o Ministério da Saúde:
- Água saborizada pode ser uma opção. Nesse caso, é possível incluir rodelas de limão, folhas de hortelã, abacaxi, canela em pau ou gengibre;
- Chás sem açúcar também ajudam no aumento do consumo de líquido;
- Tenha sempre uma garrafa de água com você, seja em casa ou no trabalho;
- Use aplicativos para smartphones que fazem alertas de tempos em tempos avisando que é hora de beber água;
- Nada de contar com sucos e outras bebidas ultraprocessadas não são indicadas para saciar a sede;
- No entanto, alimentos in natura podem ajudar a aumentar o nível de hidratação. Leite e a maior parte das frutas contêm entre 80% e 90% de água. Verduras e legumes cozidos ou na forma de saladas costumam ter mais do que 90% do seu peso em água. Após o cozimento, macarrão, batata ou mandioca têm cerca de 70% de água. Um prato de feijão com arroz é constituído de dois terços de água.