08/11/2021 - 19:15
Com trabalhos já definidos no Canadá, um grupo de mais de 170 brasileiros reclama de demora na liberação de vistos pelo Consulado Geral do Canadá. Entre os casos, há uma pessoa que já aguarda há mais de dois anos, desde 31 de outubro de 2019.
A espera é muito maior que a estimada pelo próprio consulado, que prevê um processamento de 15 semanas. Antes da pandemia, a média ficava entre 6 e 8 semanas, com as restrições de circulação impactando nas operações. As informações são do portal Uol.
+ Universidades dos EUA, Canadá e Reino Unido abrem bolsas de estudo
O consulado afirmou à reportgem que os vistos de trabalho são os mais afetados e que o governo do Canadá está priorizando os profissionais “essenciais”. Por aqui, os brasileiros à espera do visto temem que as empresas canadenses desistam de esperar.
Esses trabalhadores criaram um grupo no WhatsApp para fazer petições e reclamações sobre o atraso para a liberação do visto. O grupo também entregou uma petição com 47 assinaturas ao departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC, na sigla em inglês), que processa os pedidos. Não houve resposta até agora.