Uma pesquisa divulgada pela OLX em parceria com a MindMiners feita com brasileiros das cinco regiões do país revelou que 57% dos entrevistados têm interesse em comprar um veículo híbrido em 2024. De acordo com o estudo, apenas 14% das pessoas querem adquirir um carro totalmente elétrico e outros 29% não planejam obter nenhum dos dois modelos.

O levantamento feito pela MindMiners foi encomendado pela OLZ e realizado entre os dias 7 e 13 de dezembro do ano passado. Foram questionadas 500 pessoas com a intenção de comprar ou trocar de carro, sendo 52% mulheres e 48% homens, de diversas idades, classes sociais e regiões do Brasil.

Após a divulgação dos resultados, Flávio Passos, o Vice-Presidente Comercial de Autos do Grupo OLX, afirmou que 66% dos respondentes consideram a possibilidade de pagar mais caro por modelos híbridos ou elétricos, número que chega a 73% em consumidores da Geração Z. “Isso nos leva a concluir que, apesar dos desafios econômicos, os brasileiros preferem investir em carros mais caros, mas que tenham combustíveis mais baratos e tecnologias avançadas”, explicou.

O estudo indicou que 67% dos entrevistados que possuem um carro e 61% dos que não detém um automóvel tem disponibilidade para pagar valores mais altos pelos veículos híbridos ou elétricos. Quando questionados sobre quanto estariam dispostos a gastar, 36% apontaram que poderiam desembolsar uma quantia até 20% maior para adquirir os modelos.

Tipo de carroceria

A pesquisa da OLX mostrou que o tipo de carro mais desejado pelas pessoas que responderam aos questionamentos do estudo é o Sedan, carroceria apontada como preferida por 32,7% dos entrevistados, seguida pelo SUV, com 30,6%, e o Hatch, com 23,5%.

Ainda segundo o estudo, há a tendência de cerca de 50% das pessoas que possuem um carro de determinada categoria a adquirirem veículos similares na compra de um novo modelo. Cerca de 51% dos consumidores que detém um Sedan pretendem obter uma carroceria igual, número que é de 50% em proprietários de Hatches e chega a 59% entre os detentores de SUVs

Por mais espaço e novas tecnologias

Para a maior parte dos entrevistados, a principal motivação para adquirir um novo veículo é a necessidade de um modelo maior e melhor, resposta dada por 37% dos questionados. O fato de o automóvel estar velho representa a justificativa para a compra de um novo carro a 35% das pessoas, enquanto a busca por tecnologias representa a demanda de 33% dos indivíduos que participaram do estudo.

Se os dados forem observados pelas classes sociais dos entrevistados, a busca por novas tecnologias é a motivação principal da Classe A, contabilizando 48% das respostas. Em integrantes da Classe B, o fato do veículo estar velho é a justificativa de 42% dos que participaram da pesquisa. Na Classe C, o quesito mais relevante é o tamanho do automóvel.

Para 68% dos entrevistados o fator mais importante no momento de escolha de um veículo é o consumo de combustível, seguido pelo custo de manutenção e o valor do IPVA, apontados por 66% e 41% dos indivíduos, respectivamente.

Todos os participantes da pesquisa afirmaram que o sistema de freios automático é fundamental para que um carro fosse adquirido. A câmera de visão traseira e sensores de estacionamento também são muito visados pelos consumidores. Apenas 6% das pessoas que participaram do estudo buscavam um carro blindado. A estatística sobe para 20% em consumidores da Geração Z.

De acordo com o estudo, 27% dos entrevistados declararam interesse em carro da cor preta, enquanto 26% gostariam de obter um veículo prata. As duas tonalidades também são as preferidas para quem não tem um automóvel

Carro zero km

A pesquisa também inclui a quilometragem dos veículos mais desejada pelos consumidores. Entre os indivíduos que possuem um carro e participaram do levantamento, 55% afirmou querer um automóvel zero km. A preferência por um modelo seminovo é maior para aqueles que não detém um meio de transporte, representando 39% das respostas.

Pessoas que não são proprietárias de um carro possuem maior interesse em obter um veículo usado quando comparadas às que já são donas de automóveis. Dados revelados pelo estudo mostram que 29% dos entrevistados não troca de modelo há cinco anos ou mais. Apenas 20% dos participantes adquiriram um carro pela última vez há mais de três anos.

Entre os indivíduos que não detém um carro, 36% relataram que poderiam adquirir um veículo por assinatura, opção que é considerada por 41% dos proprietários de automóveis.

Pagamento

Quando perguntados em relação aos valores, 42% dos entrevistados que não possuem um veículo esperam investir até R$ 30 mil em um automóvel, quantia que é maior entre os detentores de carros, que pretendem gastar entre R$ 31 mil e R$ 80 mil. Por terem uma capacidade financeira considerada mais robusta, o financiamento parcial também é o mais visado entre esses entrevistados. 82% declarou que pretende usar o valor da venda para este fim.

31% dos que não tem um carro preferem o financiamento parcial, enquanto 30% desejam pagar à vista e 29% o financiamento total de um automóvel. Entre esses questionados pelo estudo, 30% pretendem adquirir um veículo dentro de um ano, enquanto 25% espera realizar a compra em seis meses. Entre os que já detém um automóvel, 26% esperam trocá-lo dentro do período de um anos, enquanto 29% desejam concluir tal feito nos próximos seis meses.

Carro para locomoção

Além do método de pagamento, a maior parte dos consumidores que espera comprar um carro em 2024 utilizará o veículo para locomoção com a família, resposta que foi declarada por 73% dos entrevistados. O deslocamento individual foi a segunda razão mais citada, com 62% de apontamento. A presença dos que buscam ganhar uma renda extra com o automóvel no levantamento ficou em 19%.
Ao todo, 79% dos consumidores da Geração Z têm como principal motivo o deslocamento individual, enquanto a maior parte dos que possuem mais de 41 anos busca um automóvel que possibilite a locomoção com familiares.