Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apurada pelo g1, mostrou que 78,3% das famílias brasileiras estavam endividadas no mês passado. A maioria das que não tem condições de arcar com os débitos é a com menor taxa de renda (de 0 a 3 salários mínimos). 

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Patrícia Camillo, gerente e especialista em finanças da Serasa, explica que o consumidor é considerado inadimplente quando tem uma dívida em atraso e a empresa credora, ou seja, a empresa com qual ele tem uma dívida em atraso o coloca em um birô de crédito. 

“A empresa informa a estes birôs de crédito – que podem ser a Serasa, a Boa Vista ou o SPC –  que esta pessoa está com um débito em atraso e não regularizou a dívida. O cadastro deste consumidor inadimplente fica aberto no mercado para que outras empresas vejam que ele também está com o nome restrito”, acrescenta Patrícia. 

Ela ressalta também que a inadimplência é diferente de endividamento: uma pessoa considerada endividada é porque ela tem uma dívida em aberto e está fazendo pagamento dela, inadimplentes é quanto tem a dívida, não fez o pagamento e a empresa credora restringiu o nome dele.

Para sair do vermelho, é preciso quitar a dívida. Para tristeza dos brasileiros e brasileiras, é somente assim que o CPF do indivíduo fica ‘limpo’. Até fim de março, o Serasa fez uma feirão para renegociar dívidas de consumidores.

“O consumidor pode sair da inadimplência quando ele faz um acordo ou renegociação para quitar essa dívida. A partir disso, a empresa credora tem até 5 dias para tirar o nome dele do cadastro de inadimplentes, ou quando a dívida caduca após os 5 anos”, orienta a especialista.

Como aumentar o score?

O consumidor eventualmente se depara com a queda ou aumento da pontuação nos birôs de crédito, o famoso score. A pontuação funciona como um termômetro da vida financeira, que que leva em consideração quatro variáveis e olha o comportamento delas ao longo do tempo para definir o potencial de conseguir crédito do consumidor: 1) registro de dívidas e pendências; 2) compromisso com o crédito; 3) consultas no CPF e 4) evolução financeira.

“Portanto, possuir uma nova dívida negativada, por exemplo, contratar cartões de crédito em um curto período ou receber muitas consultas ao seu CPF, podem diminuir sua pontuação”, esclarece Patrícia.

O Serasa lista algumas dicas para que o consumidor mantenha a pontuação sempre alta:
  • Limpe seu nome, caso tenha dívidas negativadas;
  • Busque crédito com moderação;
  • Mantenha seus dados cadastrais atualizados na Serasa;
  • Construa um histórico de crédito positivo ao manter o Cadastro Positivo ativo.