O ano de 2022 será marcado por quatro eclipses. Serão dois eventos lunares e dois solares no eixo Touro/Escorpião. Os eclipses acontecem de quatro a cinco vezes ao ano e são eventos que, quando vistos pela astrologia, influenciam energeticamente, por, pelo menos, seis meses, trazendo mudanças importantes na vida de todos, mas, especialmente na das pessoas que fazem parte do eixo que eles acontecem.

Touro e Escorpião são signos fixos, portanto, não costumam se sentir confortáveis em tempos de mudanças. Vamos lembrar que estes dois signos têm sido pressionados por Urano e Saturno, que se encontram, respectivamente, em Touro e Aquário que têm trazido mudanças significativas e muitas vezes repentinas às pessoas de Touro, Leão, Escorpião e Aquário.

+ Olhe para cima! Dois eclipses poderão ser vistos nas próximas semanas

Os eclipses em Touro/Escorpião, nos obriga a fazer mudanças em nossa forma de lidar com a vida material, com as perdas, o controle, os sentimentos de posse, nos ensina, por bem ou por mal, a impermanência, o ciclo natural de vida e morte de tudo e de todos.

Temos passado por processos intensos de transformação, já há algum tempo e essas mudanças influenciam não apenas nossa vida pessoal, mas também a coletividade. A partir dos dois eclipses que acontecem nas próximas semanas, haverá o sentimento de retomada da economia, que vai exigir um novo olhar e muitas mudanças na maneira de lidar com a riqueza.

As lições aprendidas em tempos de confinamento e consciência do verdadeiro valor das pessoas em nossas vidas e da própria vida material, já têm a ver com esses processos de mudanças que se intensificam com os eclipses deste ano.

O primeiro é um eclipse solar parcial que acontece aos 10 graus de Touro no dia 30 de abril e o segundo, lunar, em 16 de maio aos 25 graus de Escorpião. Se você tem planetas, luminares (Sol e Lua) ou ascendente nesses dois signos, já deve estar sentindo o impacto das mudanças ou, ao menos, percebendo para onde o Universo está direcionando sua vida.

Nossa relação com a vida vai mudar ainda mais, nossa necessidade de posses, nossa forma de enxergar a vida material. A lunação em Touro no dia 30, chega unida a Urano e em ótimo aspecto com Marte em Peixes, o que nos indica que as mudanças serão rápidas, inesperadas, mas bastante positivas. Poderemos agir e reagir a elas de uma maneira prática, sem obstáculos.

Os eclipses pedem um olhar mais atento para a vida, primeiramente para nossa interioridade e em um segundo momento para a vida fora de nós. As mudanças são inevitáveis, desta vez, podem chegar repentinamente, pela presença de Urano em Touro, portanto, tentar refreá-las ou evitá-las é perda de tempo e energia.

Já o segundo eclipse em Escorpião, junto de Mercúrio retrógrado e em tenso aspecto com Saturno, o que sugere trabalho intenso e dificuldades de enfrentar as mudanças prometidas. O bom aspecto que faz com

Plutão nos ajuda a compreender a necessidade de mergulharmos fundo em nós mesmos com coragem e determinação para transformarmos o que deve ser transformado em nós e em nosso entorno; nos ensina que tudo o que começa termina, que toda vida tem o seu processo de nascimento, maturação e morte.