Nem todas as operadoras estão perdendo com a queda de 22,9 milhões de linha celulares em 2015. Para entender que empresas ganham e aquelas que perdem nesse novo cenário, é preciso avaliar os dados de forma separada.

A queda do número de assinantes aconteceu nas linhas pré-pagas. No ano passado, essa modalidade encolheu em 28 milhões de linhas.

Em pós-pagos, aconteceu o inverso. Houve um crescimento de 5 milhões de linhas em 2015.  E a operadora que mais ganhou clientes foi a Vivo, do grupo Telefônica,comandada pelo israelense Amos Genish.

No período, a operadora conquistou 2,7 milhões de consumidores, 47% das adições líquidas na modalidade pós-pago.

A TIM, com 1,1 milhão, Nextel e Claro com 1 milhão vem na sequência. Só a Oi perdeu clientes (500 mil a menos).

Quando se analisa o pré-pago, a TIM é a principal prejudicada com o novo comportamento do consumidor de usar apenas um chip.

No ano passado, a operadora controlada pela Telecom Italia perdeu 10,6 milhões de clientes. A Vivo, por sua vez, também teve uma grande queda: 9,4 milhões.

A Claro, do grupo América Móvil, perdeu 6,1 milhões e a Oi ficou com 2,4 milhões a menos de consumidores, sendo a única a ver sua base cair nas duas modalidades de serviços.