Após quatro dias do acidente com o avião da Voepass que vitimou 62 pessoas, o presidente da companhia aérea, José Luiz Felício Filho, fez um pronunciamento em vídeo na noite de terça-feira, 14.

+‘Não se trata de terceirização’, diz Latam sobre voos operados pela Voepass. Entenda a parceria

No vídeo de 2 minutos e 42 segundos, publicado no site da companhia, ele expressou solidariedade aos familiares e amigos das vítimas, disse que toda a equipe está focada em oferecer assistência irrestrita às famílias, sem medir esforços, para que todos recebam apoio, incluindo psicológico. “É um momento de grande pesar para a família Voepass”. Felício Filho garantiu que a empresa segue “as melhores práticas internacionais” de segurança.

José Luiz Felício Filho é também piloto e cofundador da empresa, criada pelo pai José Luiz Felício, que morreu aos 81 anos em outubro de 2023. Felicio diz que assumiu a presidência da companhia em 2004 e que vem da área de transportes.

“Sou piloto há mais de 30 anos e hoje o comandante mais antigo dessa empresa. Vim de uma origem de transportadores e, desde que assumi a presidência dessa empresa em 2004, sempre construí uma base com diretrizes sólidas e sempre pautadas pelas melhores práticas internacionais para garantir a segurança operacional de todos. A vida dos nossos passageiros, assim como dos nossos tripulantes, sempre foi e continuará sendo nossa prioridade número um”.

Seu pai fundou a Passaredo Transportes Aéreos em 1995. Anteriormente, Felício atuava no transporte rodoviário, ligando cidades no interior de São Paulo.

A companhia aérea começou a operar com duas aeronaves Embraer 120 Brasília. A empresa expandiu focada na aviação regional, mas em 2002 suspendeu suas operações, retornando em 2004, quando Felício Filho assumiu o controle e a gestão da companhia.

Procurada, a Voepass não informou sobre a atual composição acionária da empresa. Atualmente, o CEO da companhia é Eduardo Busch.

Antiga Passaredo

A Passaredo Linhas Aéreas é reconhecida como companhia aérea brasileira mais antiga em operação. Em 2012 a empresa entrou em processo de recuperação Judicial, que foi encerrado em 2017. Meses antes ela havia sido vendida para a Itapemirim, mas o negócio foi cancelado.

No ano de 2019, os controladores da Passaredo adquiriram o controle societário da MAP Linhas Aéreas, formando a nova marca Voepass Linhas Aéreas.

A empresa aérea tem sede em Ribeirão Preto (SP) e voa atualmente com uma frota composta por 14 aeronaves de modelo da empresa franco-italiana ATR: o ATR 72-500, ATR 72-600 e ATR 42-500 e conta com um codeshare com a Latam.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a companhia é a quarta maior do Brasil, com uma participação de 0,5% do mercado doméstico.

A companhia informa em seu site que atende a 37 destinos nacionais e transportou mais de 500 mil passageiros em 2023.