Caso Aécio Neves ganhe a eleição deste domingo 26, o Brasil voltará a ter uma primeira-dama. A honraria caberá à gaúcha Letícia Weber, de 35 anos, que se casou com o candidato em outubro do ano passado. Apesar do matrimônio recente, os dois namoram há cerca de cinco anos, entre idas e vindas, e possuem dois filhos, os gêmeos Júlia e Bernardo, de apenas quatro meses.

Nascida na cidade de Panambi, no Norte do Rio Grande do Sul, de apenas 38 mil habitantes, Letícia formou-se em moda, na Faculdade de Caxias do Sul, e trabalhou como modelo da agência Ford Models de Santa Catarina, até recentemente. Sua participação na campanha de Aécio foi pequena, muito em virtude da gravidez. Loira e de olhos azuis, Letícia chama atenção por sua beleza europeia. Segundo amigos do casal, apesar da afinidade com moda, ela não costuma usar roupas de marcas, e não tem a fama de gastar grandes somas em vestimentas ou sapatos.

Seu estilo é discreto. Apareceu poucas vezes no programa eleitoral na televisão e só concedeu entrevistas por e-mail. Letícia costuma dizer que quem está na política é seu marido, não ela. Ainda assim, não esconde sua admiração pela ex-primeira-dama Ruth Cardoso, esposa de Fernando Henrique Cardoso, que morreu em 2008. O ex-presidente, atualmente, é casado com Patrícia Kundrát, de 37 anos, com quem Letícia mantém um relacionamento próximo. Os dois casais costumam sair para jantar, em São Paulo.

Ruth é uma das primeiras-damas brasileiras que marcaram a história do País. Doutora em antropologia e autora de diversos livros na área, ela teve uma participação ativa durante o governo FHC. Ruth esteve à frente dos principais programas sociais do marido, como o Alfabetização Solidária, o Bolsa Escola e o Bolsa Alimentação. Ela era muito respeitada no mundo acadêmico, tanto no Brasil quanto no exterior.

Já Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, teve um papel de destaque na campanha que o elegeu, pela primeira vez, em 2002. De estilo mais família, ela ajudou a construir a imagem de Lula como um bom pai e marido. Em 1989, durante a campanha para presidente, Lula foi criticado por ter tido uma filha fora do casamento. Lula e Marisa estão casados há mais de 40 anos.

Em termos de beleza, no entanto, a possível nova primeira-dama brasileira tem mais em comum com Maria Thereza Goulart, esposa de João Goulart, o presidente que foi deposto pelo o golpe militar de 1964. Maria Thereza assumiu o posto aos 21 anos, tendo sido a mais jovem primeira-dama brasileira, até hoje. Além da beleza, ela se destacou pela facilidade com que transitava no meio político e pela inteligência. Após o golpe, sua família ficou exilada no Uruguai e na Argentina, só voltando ao Brasil em 1979.

Mas talvez a primeira-dama mais polêmica tenha sido Rosane Collor, ex-mulher de Fernando Collor de Melo. Os dois foram casados por 22 anos, e a separação não foi nada amigável. Em 2012, Rosane deu uma entrevista a uma rede de televisão acusando o ex-presidente de realizar rituais de magia negra na Casa da Dinda, residencial oficial do casal na época. Sua passagem curta pelo planalto ficou marcada mais por seu visual extravagante, com roupas caras e coloridas, do que por sua atuação na política.