06/01/2023 - 9:02
Ele é conhecido como Netão nas redes sociais, onde coleciona 2,3 milhões de seguidores, somando YouTube e Instagram interessados no universo da carne. Domingos Neto começou a entender do assunto ainda criança, quando frequentava o açougue de um tio na cidade de Santos (SP). Aos 17 anos, passou a trabalhar como entregador. “Eu gostava do lifestyle dele. O dono do açougue com a esposa trabalhando, os filhos correndo pelo açougue, ir até a fazenda… Curtia muito isso”, disse Netão. Já era gerente quando embarcou em um transatlântico para viver outra experiência: trabalhar no bar do navio. Nas horas vagas, aprendia com os chefs da embarcação as técnicas de preparo das carnes. Quando desembarcava, ia conhecer os hábitos de alimentação em cada cidade portuária.
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Em 2014, ele finalmente comprou o açougue que havia sido do tio e inaugurou sua marca, a Bom Beef. Buscou parceiros que criavam gado de qualidade e passou a oferecer cortes especiais. O passo seguinte foi produzir conteúdos para divulgar a marca nas redes sociais, dando dicas de preparo e compartilhando seu conhecimento. Ganhou seguidores de todo o Brasil e se tornou influenciador. Com a marca em alta, viu a oportunidade de escalar o negócio por meio do sistema de franquia. Até o final de 2022, 51 unidades do açougue estavam em operação. Em 2023, o objetivo é chegar a 150. Antes da expansão da rede, Netão já havia inaugurado sua primeira hamburgueria, hoje com nove restaurantes e plano de chegar a 50 unidades, incluindo a inaugurando em shopping. “O açougue usa praticamente todas as carnes, mas alguns cortes com menor valor agregado precisam de outro destino, então vão para a hamburgueria.
E mesmo com tantos planos de crescimento, Netão já tem no forno um novo empreendimento: uma casa de parrillas. A unidade piloto será inaugurada em Santos. “Na parrilla a gente vai trabalhar com alto padrão, então eles vão se complementar”, disse.
Unindo empreendedorismo e comunicação, Domingos Neto criou um ecossistema de carnes com faturamento de R$ 200 milhões em 2022 e, em nova fase, estrutura a empresa com novos parceiros logísticos, expande com a abertura de franquias e diversifica saindo do óbvio na venda dos produtos. Tudo isso sem perder a proximidade que criou com o público cativo que o acompanha nas redes sociais.