16/05/2012 - 21:00
Os estudos de Leonardo Da Vinci o levaram a produzir o homem vitruviano, espécie de molde das proporções do ser humano. Hoje, as empresas varejistas dos EUA têm uma obsessão parecida: definir quem é a pessoa que compra via internet. A partir de dados da comScore, a empresa digital iProspect traçou um perfil do consumidor mais disposto a gastar altas somas pela web: ele é do sexo masculino e possui mais de 35 anos. E, como o mercado americano antecipa tendências que depois se confirmam no Brasil, é bom ficar de olho nesse ser vitruviano 2.0.
Sujou, SCOTT!
A notícia de que o CEO Scott Thompson colocou informação equivocada em seu currículo renovou a maré de infortúnios do Yahoo!, que luta para encontrar o rumo na era da mobilidade. Contratado em janeiro, Thompson, diferentemente do que constava em seu CV enviado ao portal, não é formado em ciências da computação. A informação constou em uma comunicação oficial mandada para a SEC (a CVM dos Estados Unidos). O caso motivou Daniel Loeb, um dos acionistas do Yahoo!, a pedir a cabeça do executivo. Para consertar a situação, Thompson pediu desculpas aos funcionários. Nos últimos cinco anos, o portal teve quatro CEOs. Leia a matéria completa aqui.
Pedido de impugnação
As operadoras Oi, Tim, Claro, Vivo e a sueca Net1 solicitaram a impugnação parcial do leilão do 4G e da banda larga rural. Sem dar detalhes, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) limitou-se a dizer que os pedidos se referem a apenas alguns itens previstos no edital. O leilão está marcado para o dia 12 de junho e a agência tem até o dia 5 do mês que vem para analisar os recursos.
Ignomínia digital
O presidente nacional do PPS, o deputado federal Roberto Freire, cometeu uma gafe daquelas na semana passada. Acreditando que a presidenta Dilma Rousseff iria mudar a expressão “Deus seja louvado” nas notas de Real para “Lula seja louvado”, o deputado bradou em seu Twitter: “Isso é uma ignomínia!”, postou. A “notícia” foi publicada pelo site de humor G17 e acabou sendo motivo de chacota em toda a rede social. Freire depois se desculpou pela mancada, mas o estrago já estava feito. Coincidência ou não, o DEM anunciou que especialistas americanos em midia digital vão preparar seus pré-candidatos a prefeito para não fazer feio nas redes sociais.
Flipboard no Android
Depois do Instagram, chegou a vez do Flipboard, que facilita a leitura de revistas digitais, deixar de ser exclusividade da Apple. Agora, os aparelhos com Android podem baixar o aplicativo, que é sucesso no iPhone e no iPad. O plano era que o Flipboard para o sistema do Google fosse exclusividade do smartphone Samsung Galaxy S III por um tempo. Mas, como o arquivo vazou antes da chegada do smartphone às lojas, agora ele está disponível para todos os equipamentos com Android.
Colaborou: Rodrigo Caetano