Não é só para o conselho da Eletrobras que o consultor Vicente Falconi está cotado. A sua consultoria pode ser contratada pela Petrobras.

Falconi já se encontrou com Pedro Parente, atual presidente da Petrobras, apurou o blog BASTIDORES DAS EMPRESAS.

Na conversa, os dois discutiram como a Falconi, dono de uma consultoria homônima, poderá ajudar a petroleira brasileira, que deverá refazer o planejamento estratégico e tem de equalizar sua dívida bilionária.

A consultoria Falconi deve ser contratada pela Petrobras para planejar sua reestruturação e para estabelecer um plano de redução de despesas, uma das marcas do consultor Vicente Falconi.

A relação de Parente com Falconi é antiga. Em 2001, o consultor fez parte do Comitê de Gestão da Crise de Energia Elétrica, órgão criado para enfrentar a crise energética durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Nessa época, atuou sob o comando do atual presidente da Petrobras.

Quando esteve na iniciativa privada, Parente também chamou a Falconi para trabalhar prestar consultoria. Foi assim na empresa de mídia RBS e na empresa do agronegócio Bunge.

Falconi também é considerado o guru de alguns dos mais importantes empresas brasileiros, como Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, da AB InBev, Jorge Gerdau Johannpeter, da Gerdau, e Edson de Godoy Bueno, da Amil.

Contratado em 1991 pela antiga Brahma, a primeira aquisição do trio Jorge Paulo Lemann, Teles e Sicupira no ramo cervejeiro, Falconi hoje é conselheiro da Ambev e figura essencial na implementação do método de gestão da cervejaria. É de sua consultoria a estratégia que ficou conhecida como “orçamento base zero”, a revisão anual de despesas da Ambev.

Procurada, a Falconi disse que não comentará esse post.