16/04/2008 - 7:00
LOADING… 75%. O IMPONENTE TAPUME preto que estampa essa mensagem suscita curiosidade dos consumidores que passam pelo piso térreo do Shopping Jardim Sul, em São Paulo. ?Que loja vai sair aí??, uma mulher pergunta à amiga, sentada no café em frente. ?Deve ser algo novo?, responde a outra. Enquanto o download não é concluído, a DINHEIRO revela o mistério. A loja em questão abrirá suas portas no próximo dia 17, e será a primeira unidade da Mister Tech, rede de lojas de varejo e serviços de tecnologia. No comando, Marcelo Sé de Freitas, herdeiro da família que controlava o Supermercados Sé. Seus planos prevêem a abertura de 80 unidades nos próximos anos. ?Não estou entrando para brigar com os gigantes. Estou buscando o meu espaço usando como atrativo um preço acessível, produtos originais e serviços exclusivos?, anuncia Freitas. E esse espaço existe? Segundo Márcio Feres, da consultoria Gouvêa de Souza, a resposta é positiva. ?O mercado tem espaço sim para esse modelo de negócio. O Brasil tem muitas lojas generalistas de eletroeletrônicos, mas não tem endereços especializados em tecnologia. A Fnac seria a concorrente mais próxima?, diz Feres. Para ele, a escolha do local, a zona sul, pode contribuir para o sucesso da empreitada, pois criaria uma nova opção de compras de eletrônicos fora do centro. ?A rua Santa Ifigênia (na região central de São Paulo) é hoje o principal destino dos clientes que buscam novidades em tecnologia. Levar esse conceito a um bairro nobre se torna um aspecto positivo?, acrescenta.
A Mister Tech fará parte da holding MMLink, dos irmãos Marcelo e Marco Sé de Freitas e do sócio Miguel de Noronha Dieckmann, que faturou R$ 190 milhões no último ano ? crescimento de 120% em relação a 2006. Depois de trabalhar 18 anos na rede de supermercados fundada por seu avô em 1953 e incorporada pelo Grupo Pão de Açúcar na seqüência, Freitas, hoje com 39 anos, passou a se dedicar a seus próprios projetos. Daí surgiu o grupo MMLink, com foco na área de telefonia (ver quadro O que é o Grupo MMLink). Com investimento inicial de R$ 1,3 milhão, a Mister Tech acaba de se incorporar ao time. Além de produtos eletrônicos, como computadores, câmeras e TVs digitais e navegadores, a Mister Tech aposta na inovação. A empresa terá um espaço exclusivo para os produtos Apple e espera trazer ao Brasil outras marcas estrangeiras. ?Queremos fugir do convencional?, diz Freitas. A começar pela importação de uma máquina laser industrial que personaliza produtos. O cliente poderá criar um design próprio de seus equipamentos eletrônicos. Entre as demais novidades estão a revelação de fotos em papel à prova d?água e a Pocket Mídia, máquina que permite o download de dados e imagens. A loja ainda terá um espaço para demonstração e instrução para uso de produtos, assim como um serviço técnico para reparo. Apesar de trilhar seu próprio caminho, Freitas mantém a família por perto. Sua mãe e seus sete tios detêm 50% da TVM e da Mister Tech. Além disso, seis primos trabalham no grupo. ?Tudo o que faço está relacionado a uma cultura familiar empreendedora baseada na transparência e na justiça?, revela ele.