04/02/2014 - 10:01
No dia 13 de fevereiro, às 15 horas pelo horário de Brasília, a Goldman Sachs deverá registrar recorde de audiência para seu fórum anual de tecnologia, transmitido pela internet. Não era para menos. Será a primeira vez que Satya Nadella falará para uma grande audiência como CEO da Microsoft. Este indiano de 46 anos, considerado uma azarão para assumir o cargo de Steve Ballmer, foi confirmado nesta terça-feira 4 para o cargo.
Nadella é o terceiro CEO da história da Microsoft
O executivo, que está há 22 anos na Microsoft, venceu a concorrência de nomes considerados fortes para o mercados. Entre eles, estão Stephen Elop, ex-CEO da Nokia, e nomes como Alan Mulally, atual presidente da Ford. Ele passou por diversas divisões da companhia e recentemente trabalhava em plataformas baseadas na nuvem. “A oportunidade é grande, mas, para aproveitá-la, devemos ser rápidos, ter foco e continuar a nos transformar”, disse ao ser anunciado como CEO. “Acelerar nossa habilidade de trazer inovação em produtos e para nossos clientes rapidamente será grande parte do meu trabalho.”
Os planos de Elop e Nadella para os destinos da Microsoft eram muito diferentes. Enquanto o ex-CEO da Nokia dizia que pretendia acabar com divisões como a de produtos – que contava com dispositivos como o tablet Surface e o console de videgoame Xbox -, Nadella fala com animação sobre essas áreas da empresa.
Em palestra feita há um mês em um evento de tecnologia, quando seu nome ainda não estava no topo da lista de apostas, Nadella fez a seguinte análise a seu favor para o cargo: “No futuro, boa parte do faturamento da empresa virá de novas áreas da tecnologia. Talvez o novo CEO deva ser alguém que tenha entendimento sobre essas novas áreas.”
E Satya Nadella parece ser uma destas pessoas com vasto conhecimento em novas tecnologias. As áreas por que passou dentro da companhia eram sempre de alta complexidade. E ele se orgulha pelos números atingidos. “Em serviços na nuvem, hoje, talvez a Microsoft seja a única a competir com a Amazon”, afirmou. “Nossos rivais do passado não estão nessa corrida. Saímos um pouco atrás, mas estamos competindo.”
O executivo afirmou que, na sua opinião, a empresa deve aproveitar o fato de estar em diversos campos e se esforçar para ser líder em todos eles. ?Temos grandes empresas como competidores, mas isso nunca foi novidade?. Para Nadella, entre os grandes desafios para o futuro da Microsoft estão a área de mobilidade e de serviços em nuvem.
Steve Ballmer, que se aposenta em seis meses, vai sair da cadeira de CEO com 14 anos no cargo. Gates havia ocupado a posição desde a fundação da empresa. Ou seja, a posição de manda chuva na Microsoft costuma ser longeva. E Nadella parece ter planos de longo prazo para seu novo emprego. “Sempre subestimamos o futuro distante”, disse. “Ninguém sabe o que vai acontecer em dez anos. Mas estou animado com o que estamos fazendo e com o que podemos fazer.”
Entre os seus concorrentes, Nadella perdia em experiência de gestão. Mas parece ter resolvido a fraqueza (e ao mesmo tempo conseguido um bom lobby). O indiano pediu para que Bill Gates o ajude em seus primeiros meses de cargo.
Confira a primeira entrevista de Satya Nadella como CEO da Microsoft. O Vídeo está em inglês.