Nesta sexta-feira (3), a página inicial do Google trouxe uma homenagem a ativista indígena gaúcha Rosane Mattos Kaingang. A lembrança veio no doodle, uma versão diferente do logotipo do Google usado para comemorar feriados, aniversários e a vida de artistas, pioneiros e cientistas.

Rosane Kaingang foi a primeira mulher indígena a assumir uma coordenação geral na Fundação Nacional do Índio (Funai), mas em sua vida dedicada aos direitos indígenas atuou em diversas frentes.

+ WhatsApp Web ganha recurso de mensagens de exibição única

Ela foi uma das fundadoras do Conselho Nacional de Mulheres Indígenas do Brasil (CONAMI), além de atuar como representante em outros grupos de reforma social, com destaque para a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e a Articulação dos Povos Indígenas do Sul (ARPINSUL) antes de chegar a Funai.

O dia 3 de junho

O dia escolhido para homenagear Rosane Kaingang marca os 30 anos do início do seu ativismo durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992. Sua participação na Rio´92 chamou a atenção de todo o planeta os direitos dos povos indígenas, como os Kaingang do sul do Brasil e dos quais Rosane era descendente.

Rosane Kaingang faleceu em 2016, aos 54 anos, vítima de um câncer.