11/10/2023 - 10:06
Entrou nesta segunda-feira, 9, a terceira fase do programa Desenrola Brasil, desta vez com foco em renegociar débitos bancários e de consumo de até R$ 5 mil para quem recebe até dois salários mínimos. A plataforma está disponível no site www.desenrola.gov.br, e os interessados podem encontrar desconto médio de 83%.
+ Consumidor pode renegociar dívidas na terceira fase do Desenrola
Desde o lançamento do programa, surgiram dúvidas – e informações falsas – circulando nas redes sociais a respeito das regras da negociação. Nesta quarta-feira, 11, a educadora financeira Nathália Rodrigues, a Nath Finanças, explicou no X (ex-Twitter) algumas informações a respeito do programa, como o acesso a crédito para quem adere ao desconto e a negativação do CPF.
“Com o início de mais uma fase do Desenrola Brasil, vi algumas informações um pouco divergentes sobre o programa, quitação da dívida, a baixa da negativo e a continuação de restrição no Banco Central. Mas o que será que acontece, o que não acontece, como funciona?”, postou a administradora.
Passou na minha TL a seguinte afirmação: ”Quem paga a dívida do Desenrola Brasil NUNCA MAIS tem acesso a crédito, financiamentos e fica com restrição na lista do BACEN”
Vou te contar a verdade sobre isso 👇🏽 pic.twitter.com/azgMfbb46z
— Nath Finanças 💰 (@nathfinancas) October 11, 2023
Nath explica que, quando o consumidor quita suas dívidas, seja à vista ou em parcelas, a negativação do CPF é extinta. Isso já ocorre em outras formas de renegociação, como Feirão Limpa Nome do Serasa. E no Desenrola não é diferente: o prazo para baixa das dívidas que foram negociadas é de até 15 dias úteis a contar da data da confirmação do pagamento à vista ou da negociação parcelada.
Vale também consultar o histórico de dívidas no Registrato, que basicamente é um controle de histórico de relacionamento com bancos do Banco Central. Para acessar o histórico, é necessário ter uma conta gov.br. Veja aqui como fazer. Ao acessar, clique em ‘Consultar’, aceite os Termos e Responsabilidade e clique em ‘Gerar relatório’.
Posso comprar com crédito depois do Desenrola?
Após a negativação, o cliente pode ter acesso a crédito. Porém, isso não acontece de forma imediata. “O Desenrola vai ajudar a tirar esse peso de situações específicas, desde que as parcelas da negociação sejam pagas corretamente. É um passo fundamental para limpar o nome e voltar a ter a possibilidade de crédito”, endossa Nath.
Para outras dúvidas, o site do Desenrola Brasil oferece uma lista de perguntas e respostas frequentes no fim da página.