12/07/2024 - 6:00
Quer morar fora e sem gastar muito? Considere morar no Vietnã. O país asiático lidera pelo terceiro ano seguido a lista dos lugares com melhor custo de vida segundo os estrangeiros vivendo por lá. O levantamento “Expat Insider – O mundo pela visão dos expatriados” é elaborado anualmente pela InterNations, plataforma que reúne expatriados pelo mundo.
+ Vida pessoal x trabalho: Brasil entra em Top 10 de países com melhor equilíbrio
Para fazer o ranking, a InterNations entrevista profissionais que vivem e trabalham em um país estrangeiro, os chamados expatriados – e avalia três critérios em uma escala que vai muito ruim (nota 1) a muito bom (nota 7). Os pontos avaliados são:
- custo de vida geral
- satisfação com sua situação financeira
- se o rendimento familiar disponível do inquirido é suficiente para levar uma vida confortável
No caso do Vietnã, 86% dos entrevistados classificaram o custo de vida como favorável, sendo que metade (50%) definiu como “muito bom”. Mais de dois terços (68%) afirmaram que o seu rendimento familiar disponível é mais do que suficiente para viver uma vida confortável por lá.
Em segundo lugar está a Colômbia, que ficou atrás do Vietnã por 1 ponto percentual. 85% dos expatriados pesquisados apontaram como “muito bom” o país em relação ao custo de vida. Na sequência figura outro país asiático, a Indonésia, com 72% dos entrevistados dando nota 7 para o custo de vida.
O Brasil aparece no nono lugar do ranking. Mas a boa colocação do país foi mais pelo critério de satisfação com a situação financeira da família do que pelo custo de vida amigável do país, considerado o pior entre os outros países latino-americanos do ranking: além de Colômbia, Panamá e México.
No total, foram 12 mil entrevistados em 53 países.
Veja o ranking dos países com melhor custo de vida
- Vietnã
- Colômbia
- Indonésia
- Panamá
- Filipinas
- Índia
- México
- Tailândia
- Brasil
- China
A InterNations também destaca a ponta oposta, com os 10 países mais custosos, de acordo com os estrangeiros vivendo lá. Na liderança está o Canadá, onde expatriados apontam o alto custo de vida, especialmente na alimentação, como o lado negativo do país, e onde mais da metade dos pesquisados (53%), afirmou que a renda familiar não era suficiente para uma vida confortável. O país norte-americano é seguido por Finlândia e Reino Unido.
Veja os 10 países com custo de vida mais alto
- Canadá
- Finlândia
- Reino Unido
- Irlanda
- Noruega
- Singapura
- Nova Zelândia
- Bahrein
- Turquia
- Kuait