23/03/2013 - 21:00
Campanha
A Vivo aposta nas celebridades. A atriz Grazi Massafera estrela os dois primeiros filmes da campanha de promoção de novos pacotes pré-pagos, que permitem ligações para celulares da mesma operadora por R$ 0,05. No primeiro deles, um rapaz liga para ela a fim de parabenizá-la por sua beleza. Quando Grazi lhe pergunta como sabia o seu número de telefone, ele responde que tentou diversas combinações. Os filmes são os primeiros realizados para a operadora por Eugênio Mohallem, que se tornou um dos chefes de criação da Y&R. Outras celebridades participarão das propagandas da Vivo.
Mercado
Estímulo aos otimistas
O mercado publicitário brasileiro cresceu 6% em 2012, atingindo o faturamento de R$ 44,85 bilhões, segundo o Projeto Inter-Meios, realizado pelo grupo Meio & Mensagem, com a PricewaterhouseCoopers. O maior crescimento aconteceu em cinema, com expansão de 22,3%. A surpresa ficou com a tevê aberta, que cresceu 8,33%, e aumentou a sua participação no bolo para 64,7%. Atrás dela em tamanho de receita ficam os jornais e as revistas.
Propaganda
Sem fanfarra
Está no ar a primeira peça publicitária do suco Batavo Hidra, da Batavo, marca da BRF. O lançamento do produto, que mistura nutrientes do soro do leite ao suco, custará R$ 15 milhões – 10% disso direcionado ao filme produzido no deserto de sal de Córdoba, na Argentina. Ele mostra uma banda e aviões anunciando o produto, até que estes somem e deixam em destaque apenas os sucos.
Promoção
A loteria do McDonald’s
Promoção do McDonald’s com a empresa de jogos Hasbro, que dará prêmios aos consumidores, chega ao Brasil em 4 de abril. Tradicional nos EUA, a campanha promove o jogo de tabuleiro Monopoly. Serão R$ 16 milhões em prêmios.
Patrocínio
Vodafone põe o pé no freio
A Vodafone, empresa britânica de telefonia celular, vai romper sua parceria com a escuderia McLaren, na Fórmula 1, no fim da temporada 2013. O jornal inglês The Times noticiou que a operadora revia a sua presença no campeonato de automobilismo. A razão é a manutenção do Grande Prêmio do Bahrein, mesmo após protestos violentos acontecerem naquele país em 2012.
Bate-papo
Antônio Lino Pinto, sócio da Talent
Sócio-fundador da Talent, Pinto sempre foi o homem dos bastidores e o principal responsável pela operação da tradicional agência brasileira. Ele lança o seu segundo livro, Abri Minha Agência, e Agora?, para dar dicas de gestão na área de publicidade.
A administração das agências é um problema no Brasil?
Nas 50 maiores não há problemas, em especial nas ligadas a grupos internacionais. Mas temos mais de dez mil agências no País. E percebo que há uma preocupação muito grande dos empresários, que não têm muito domínio das melhores práticas do mercado, em se profissionalizar mais.
Qual é o grande erro na abertura de uma agência?
O amigo nem sempre é a pessoa mais indicada para ser o seu sócio. Não adianta, por exemplo, ter sócios apenas de criação. Principalmente, se não houver o responsável pela geração da receita. Também é preciso fazer um plano e usá-lo para direcionar os negócios. Destaco também que é necessário ter noções de capital de giro.
Como será o comportamento do mercado em 2013?
Por enquanto, está indo bem. O primeiro trimestre vai sempre devagar. Mas está um pouco melhor do que em 2012. Vai ser um ano bom.