19.jpg

 

 

Nordeste informado

 

O Nordeste registrou o maior avanço no consumo de notícias pela internet no Brasil em 2012, segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC). No ano passado, o número de internautas da região que acessaram sites jornalísticos subiu 69%, muito acima da média nacional, que foi de 23%. O avanço se deve principalmente à disseminação de computadores e dispositivos móveis. Em seguida veio o Norte, com 41%, seguido do Centro-Oeste (32%), Sudeste (27%) e Sul (9%).

 

20.jpg

 

 

 

 

Salário de US$ 1 

 

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, vai receber apenas US$ 1 de salário em 2013. Alguns altos executivos de grandes empresas nos EUA optam em alguns períodos por receber essa quantia simbólica, como uma maneira de motivar os funcionários. Mas não se trata de um voto de pobreza de Mark Zuckerberg. Ele conta com uma fortuna bilionária em ações, ganhando sobre a valorização dos papéis. O clube dos executivos que recebem salário de US$ 1 tem nomes como Larry Page e Sergey Brin, do Google. 

 

21.jpg

 

 

 

Novos mares 

 

O site de compras coletivas Peixe Urbano lançou um catálogo online com informações, fotos e dicas sobre estabelecimentos como restaurantes, bares e serviços. O Guia Peixe Urbano está em fase de testes no Rio de Janeiro e em São Paulo. “Aos poucos, estamos agregando novas ferramentas à nossa plata­forma”, diz Julio Vasconcellos, CEO do Peixe Urbano. 

 

 

 

 

Xbox no Brasil 

 

A Microsoft marcou para o dia 21 de maio um evento para “apresentar sua visão do que será o futuro dos games”. Será a ocasião em que mostrará a nova versão de seu videogame, o Xbox. Diferentemente de outros momentos, quando o produto chegou aqui muitos meses após o seu lançamento nos EUA, desta vez o País está na lista de locais que receberão a remessa inicial. “Vamos lançar o console no mercado brasileiro na primeira leva de datas”, adiantou ao site da DINHEIRO Valéria Molina, diretora da divisão Xbox da Microsoft no Brasil. “Se não for um lançamento simultâneo com os EUA, pelo menos as datas serão muito próximas.”

 

22.jpg

 

 

 

Resposta instantânea

 

Marcelo Coutinho, diretor de inteligência do Portal Terra, analisa o mercado de comunicação digital

 

23.jpg

 

Quais desafios a tecnologia impõe às empresas de comunicação? 

O primeiro é desenvolver conteúdo que não apenas “pule” de uma tela para outra, mas também promova a extensão do seu uso. E isso é bem mais do que simplesmente levar o comercial de 30 segundos da tevê para a web. É primeiro pensar em um formato diferente. Além disso, deve-se estudar como o conteúdo do anúncio ou das reportagens dialogará com as redes sociais. 

 

Como conquistar a atenção do usuá­rio nesse novo ambiente de mídia?

O desafio é como comprar e vender atenção, levando em consideração que nosso sistema pode não dar conta de capturar o retorno total – isto é, o contato em múltiplas telas e ocasiões de uso – do investimento feito no conteúdo, seja pelo anunciante, seja pelo veículo.

 

Como fica o modelo de negócio de mídia a partir de agora?

Parece-me que ele se encaminha para um tripé assentado sobre alcance segmentado, mídia expansível e disseminação social. Alcance segmentado é o número absoluto de pessoas atingidas. Já a mídia expansível é aquela que dialoga com o consumidor em diversas telas. A disseminação social é a necessidade de que cada conteúdo seja produzido de forma que o consumidor atue como um retransmissor da mensagem. 

 

 

 

Colaborou: Diego Marcel