A Raia Drogasil (RD), junto às organizações ASEc+ (Associação pela Saúde Emocional), Instituto Ame Sua Mente, Instituto Bem do Estar, Instituto Vita Alere e SoulBeeGood, lança nesta terça-feira, 31, um projeto conjunto de saúde mental, o Vertentes. O investimento foi de R$ 750 mil, mas a empresa pretende fazer novos aportes em 2024.

A Raia Drogasil se comprometeu a investir 1% do lucro líquido anual em iniciativas que promovam a saúde integral da população em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 30% desse montante é destinado a projetos de saúde mental.

+Ibovespa sobe 0,54% no dia, aos 113,1 mil pontos, mas acumula perda de 2,94% no mês

A primeira ação do Vertentes é uma cartilha com o objetivo de conscientização sobre estigmas e preconceitos produzidos na linguagem do dia a dia. O material será distribuído em unidades básicas de saúde (UBSs), centros educacionais e organizações de base por todo o País, e pode ser acessado também de forma online. No futuro, a ideia do projeto é produzir edições temáticas voltadas a públicos específicos.

“O objetivo do grupo é potencializar e disseminar conhecimentos em favor da rede de saúde mental no Brasil. Para isso, o Vertentes está focado na articulação de agentes de transformação social, como núcleos comunitários, profissionais de saúde e educação e membros da comunidade acadêmica, para promover uma agenda coordenada de atuação junto a órgãos públicos e privados”, conta Maria Izabel Toro, gerente executiva de Investimento Social Privado da RD.

Está nos projetos ainda das organizações e da RD estruturar um fundo filantrópico em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) para receber doações do setor privado, que serão investidas em pesquisa, atuação e desenvolvimento de projetos. Ainda não há expectativa de quanto o fundo espera receber.

“Sabemos que sem saúde mental não há saúde. O apoio da RD ao Vertentes considera o aumento do sofrimento mental diante de fatores como pandemia, desigualdade e estigma sobre o tema. Nosso compromisso também parte do desejo de sermos, até 2030, o grupo que mais contribui para uma sociedade mais saudável”, completa Toro.

O Vertentes não oferece atendimento clínico, mas reserva um espaço de seu site para indicar projetos de assistência.