08/09/2022 - 15:32
O título de cavaleiro/dama é uma das mais altas honrarias concedidas por um monarca britânico a alguém que tenha feito serviços relevantes ao país ou conquistado reconhecimento e admiração em sua área de atuação.
A recentemente falecida rainha Elizabeth foi prolífica na concessão dessas honrarias.
+ Testemunha da História, Rainha Elizabeth II viu várias transformações no mundo
+ O reinado da rainha Elizabeth 2ª em números
Dentre as personalidades que foram condecoradas e receberam o título de “Sir” estão o Beatle Paul McCartney, que foi condecorado em 1997 (outro membro dos Beatles, Ringo Starr, foi condecorado em 2018). Também o vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger, recebeu a honraria em 2003 pelas mãos do príncipe Charles.
Já o ícone pop Elton John, que também era um amigo próximo da rainha, foi condecorado em 1998.
A contribuição de atores e atrizes também foi reconhecida pela rainha. Anthony Hopkins foi condecorado em 1993, dois anos após um dos seus filmes mais notórios, “O Silêncio dos Inocentes”. Já o ator Kevin Spacey foi condecorado em 2015.
Também ícones da moda foram reconhecidos, como Anna Wintour, editora da Vogue e ícone da moda condecorada em 2017.
Um dos últimos e mais notáveis britânicos a serem condecorados foi o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton, que foi condecorado em 2021 e apontado pelo próprio príncipe Charles, que irá se tornar o monarca britânico após a morte de Elizabeth.
Origem dos títulos
A origem desses títulos está relacionada ao reconhecimento de feitos militares notáveis, mas atualmente os títulos são usados para os mais diversos tipos de contribuição ao país e à vida pública do Reino Unido, tanto que qualquer pessoa pode ser indicada à honraria, não existindo um requisito específico além de uma contribuição relevante realizada pelo postulante.
As inscrições são analisadas por um comitê que decide quem receberá a honraria. As listas com os nomes são divulgadas todo ano nos dias 1º de janeiro e em junho. As decisões do comitê são levadas ao primeiro-ministro e depois à rainha, que é quem concede a honra
Embora estejamos acostumados com a imagem da rainha concedendo o título no Palácio de Buckingham, a cerimônia pode ser realizada em qualquer residência real e concedido por qualquer membro graduado da Família Real.