09/09/2022 - 10:00
A Rainha Elizabeth II, que faleceu nesta quinta-feira (8), tinha como uma de suas grandes paixões os automóveis.
Dona de uma vasta coleção de carros, a Rainha iniciou sua admiração por veículos durante a Segunda Guerra Mundial, quando trabalhou como mecânica e motorista de caminhão do exército britânico.
+ Rei Charles deve discursar à nação por volta das 14h (horário de Brasília)
Obviamente, os grandes destaques da coleção de carros da monarca eram os veículos ingleses como o Rolls Royce, Aston Martin, Jaguar, Bentley e Land Rover, entre outros.
Este último era o favorito da rainha. Os SUVs da marca inglesa eram frequentemente usados por ela, sendo um Land Rover Defender 110 TD5, fabricado em 2002, seu veículo favorito para dirigir. Quando a Land Rover trouxe a nova geração do Defender, a 130, presenteou a rainha com um modelo, que foi colocado a disposição da Cruz Vermelha Britânica.
Limusine Bentley
O carro oficial da rainha Elizabeth era uma limusine Bentley, construída especialmente para a função. O modelo é comparado a limusine Cadillac usada pelo Presidente dos Estados Unidos, trazendo praticamente as mesmas tecnologia para a segurança de seus passageiros.
O Bentley é capaz de suportar ataques por explosivos, armas de fogos e até ataques químicos, o que fez seu custo chegar próximos dos US$ 11 milhões (R$ 57 milhões).
Além de toda a preocupação com a segurança, o veículo também possuía alterações para garantir o conforto da Rainha, como portas e tetos altos, para garantir um melhor acesso e movimentação dentro da limusine.
Até mesmo o assento ocupado pela monarca foi produzido levando em consideração seu peso e altura para garantir o máximo em conforto.
Fã do esporte a motor
As corridas de automóvel, em particular a Fórmula 1, eram um dos esportes favoritos da Rainha. Ao longo dos anos várias figuras britânicas com passagem pela categoria acabaram condecoradas pela Realeza, como Jenson Button (campeão do mundo em 2009) e Adrian Newey (projetista da Red Bull e responsável por vários carros campeões).
Frank Williams (fundador da equipe Williams), Jackie Stewart (escocês tricampeão em 1969, 1971, 1973) e Lewis Hamilton, também foram condecorados, mas com o título de Cavaleiros da Rainha, a mais alta honraria do Reino Unido.