15/10/2003 - 7:00
A comparação entre um bólido da Ferrari, o mais lendário carro do mundo, e uma motocicleta Ducati é inevitável. Ambas são marcas italianas. Exercem fascinação aos amantes de velocidade. O vermelho vibrante de suas carrocerias, uma das principais características das máquinas, transformou-se em símbolo de arrojo. ?Ducati é sinônimo de status, performance e estilo de vida?, diz Rodrigo Roza, diretor de vendas da Fórmula 3, importadora oficial da montadora no Brasil. Se depender das novidades da companhia, essa lenda se perpetuará. Desde a semana passada, o modelo 999, um
dos mais celebrados da bandeira, começou a ser vendido no País.
Trata-se de um ícone sobre duas rodas com 123 cavalos de potência e velocidade de até 280 km/h. Custará 33,5 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 110 mil. ?É moto para quem realmente gosta de adrenalina?, diz Roza.
Basta cronometrar a aceleração da máquina para perceber do que ela é capaz: vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos. Ou seja, ganha de um Ferrari F-1 que alcança a mesma velocidade em 3,8 segundos. Tal desempenho foi conquistado ao longo de anos disputando os principais campeonatos de motovelocidade do planeta. No mundial de Superbike, por exemplo, uma das principais competições em sua categoria, a equipe da Ducati é invencível há mais de 10 anos. Muitos dos equipamentos testados nas pistas foram transportados para a 999. A carroceria, que mescla titânio e alumínio, vem dos circuitos. Ela pesa apenas 15 quilos. As convencionais, de alumínio, pesam o dobro. Os freios da italiana Brembo, usados nas pistas esportivas, proporcionam mais segurança em caso de uma parada brusca. Mas o que seduz a legião de fãs espalhados pelo mundo, a rigor, são as formas criadas pelo design Massimo Tamborini. ?Ela é maravilhosa?, resume Edilberto Barboza, presidente do Ducati Clube do Brasil e dono de duas motocicletas.